Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Joinville - Rua Guanabara ganha ciclofaixa

Trânsito > 31 | JAN | 2014



Ônibus voltam a transitar em faixa compartilhada com automóveis


O corredor de ônibus implantado há duas semanas em trecho da rua Guanabara, entre o terminal de ônibus e a rua Fátima, será eliminado para dar lugar a uma ciclofaixa. A decisão foi anunciada pela Prefeitura de Joinville nesta sexta-feira (31) atendendo manifestações de moradores da região que não aceitaram o compartilhamento da mesma faixa por ônibus e bicicletas.

Com essa mudança, os ônibus voltarão a compartilhar a pista com os automóveis em mão dupla de direção e os ciclistas terão uma faixa exclusiva.

O plano inicial da Prefeitura era garantir maior agilidade aos ônibus que se dirigiam ao terminal de integração e que estavam levando de 15 a 20 minutos nos horários de maior movimento para percorrer 700 metros desde a rua Fátima.

Nova pintura de solo e sinalização vertical serão feitas na segunda-feira à noite (se o tempo colaborar) pelo Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittan). A partir de terça-feira a mudança será efetivada. ”Reavaliamos o sistema, ouvimos a população e estamos acatando a sugestão de dar um espaço adequado aos ciclistas. Os ônibus, infelizmente, voltarão a ter dificuldade de deslocamento naquela região”, explicou o presidente do Ippuj (instituto de planejamento de Joinville), Vladimir Constante.

O presidente do Ippuj classificou aquele trecho da rua Guanabara como “o maior gargalo no sistema viário de Joinville” e que só será resolvido a médio prazo com a implantação de um sistema binário formado pelas ruas Guanabara e Anêmolas. O projeto já existe e está incluído no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para Cidades Médias.

Vladimir Constante anunciou que em cinco meses haverá duas intervenções naquele trecho da rua Guanabara que irão permitir a volta do corredor exclusivo do ônibus e manutenção da faixa para bicicleta. Será o alargamento dos dois lados da ponte sobre o rio Itaum, que passará a contar com passeios de 3 metros, e a construção de passeio ao longo do trecho com plena acessibilidade.

Será um investimento próprio da Prefeitura de R$ 600 mil.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário