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domingo, 9 de fevereiro de 2014

Florianópolis - Tarifa menor e passe livre, as boas novas nos ônibus

05/02/2014 - SMTMT - Transportes


foto/divulgação: Bianca Bertoli



A primeira licitação do transporte público de Florianópolis foi concluída nesta quarta-feira (5). Após a assinatura do contrato com o consórcio vencedor, a tarifa será reduzida para R$ 2,60 no cartão e R$ 2,80 no dinheiro. Além disso, a tarifa social, que hoje é concedida apenas para moradores do Maciço do Morro da Cruz, será estendida para toda a cidade, no valor de R$ 1,70, beneficiando cerca de 50 mil trabalhadores com renda familiar de até três salários mínimos.

Haverá também a criação do passe livre para estudantes oriundos de famílias carentes, cadastradas no sistema de assistência social da Prefeitura, o que representa hoje cerca de seis mil jovens. Outros estudantes pagarão R$ 1,30. A Prefeitura da Capital está fazendo o inverso de outras cidades, que majoraram o preço das passagens nos últimos anos. Em Florianópolis, o preço está congelado há dois anos, e agora, com a licitação, será reduzido.

Com a licitação, vencida pelo consórcio Fênix, a administração municipal ganha mais força para gerenciar efetivamente o sistema de transporte e o cumprimento do contrato e deixa de conceder cerca de R$ 20 milhões/ano em subsídio.

Além disso, todos os ônibus contarão com acesso para pessoas com deficiência. Outra inovação é a implantação da integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter obrigatoriamente de ir até os terminais.

Qualidade do sistema

O Sistema de Apoio a Operação (SAO) será mais uma novidade. O SAO vai controlar e gerenciar a operação do sistema 24 horas. Com a tecnologia será possível obter informações em tempo real, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas em relação ao gerenciamento do sistema.

O controle de passageiros também será eficiente, diminuindo conflitos como atrasos e superlotação dos coletivos. O consórcio vencedor não será remunerado por quilômetro percorrido, como ocorre atualmente, mas sim pelo resultado apresentado em indicadores de qualidade, como eficiência, pontualidade e atendimento ao usuário. 

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

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