Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

São Paulo - Zonas Sul e Oeste ganham mais 3,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

15:00:00 07/02/2014


faixa exclusiva


Com as novas implantações, cidade atingirá 316 km de vias exclusivas para ônibus que entraram em operação desde janeiro do ano passado


A cidade de São Paulo ganhará duas novas faixas exclusivas para ônibus (3,6 km de extensão) a partir da próxima segunda-feira (10). Serão implantados 800 metros na rua John Harrison, na Lapa (Zona Oeste), e outros 2,8 km nas avenidas Nossa Senhora do Sabará e Emérico Richter, na Zona Sul.


Com as novas implantações, a Prefeitura atingirá 316 km de vias destinadas a aumentar a velocidade do sistema de transporte coletivo desde janeiro de 2013, com a Operação ‘Dá Licença para o Ônibus’. 



No início do ano passado, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.



Em dezembro, um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a implantação de faixas exclusivas de ônibus foi responsável por uma redução média de 38 minutos por dia no tempo de viagem dos passageiros. A pesquisa considera uma economia média de 19 minutos nas viagens de ida e de volta. Na soma dos sete dias da semana, a economia é de 4 horas. De acordo com o estudo, com as faixas implantadas, a velocidade média dos ônibus aumentou em cerca de 45%, passando de 14,2 km/h para 20,6 km/h.



Zona Sul
Será implantado um complemento de 2,8 km de faixa exclusiva à direita nas avenidas Nossa Senhora do Sabará e Emérico Richter, na Zona Sul. O novo trecho estará entre a Avenida Interlagos e a Estrada do Alvarenga, completando o já existente de 2,7 km entre as avenidas Washington Luís e Interlagos. A nova faixa será operada de segunda a sexta-feira. No pico da manhã, em direção ao Centro, a faixa exclusiva funcionará das 6h às 9h. No período da tarde, a operação será em direção ao bairro, das 17h às 20h.



Pela Nossa Senhora do Sabará, no trecho da implantação, circulam 17 linhas de ônibus municipais, transportando 120 mil passageiros por dia útil. A frequência média é de 98 ônibus por hora no sentido Centro e de 90 ônibus por hora no sentido Bairro. Na Emérico Richter, circulam dez linhas de ônibus que transportam 76 mil passageiros por dia útil. A frequência média é de 58 ônibus por hora nos horários de picos.



Lapa
Serão implantados mais 800 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na rua John Harrison, em sentido único, no trecho entre as ruas Herbart e Domingos Rodrigues. A via exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, beneficiando o transporte público em direção à região Noroeste da cidade.



Pela John Harrison, no trecho da implantação, circulam 36 linhas de ônibus municipais, transportando 248.808 passageiros diários, com frequência média de 126 ônibus por hora nos horários de picos.

Fiscalização

A ativação dos dois trechos terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 24/02, a fiscalização será intensificada.



De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário