Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Porto Alegre - Greve nos transportes causa prejuízos nos serviços públicos


06/02/2014 16:58:14

Foto: Joel Vargas/PMPA
Secretarias e órgãos alteram atendimento devido à paralisação
Secretarias e órgãos alteram atendimento devido à paralisação
A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) deixou de atender cerca de 6 mil pessoas desde o dia 30, devido à greve dos transportes. O atendimento vinha sendo realizado de forma parcial, mas teve que ser interrompido pela falta de servidores que não conseguem se deslocar até o Centro de Porto Alegre.
Localizada na Travessa Mário Cinco Paus, sem nº, a Loja da Fazenda tem uma média de atendimento presencial de mil pessoas por dia, que buscam serviços de certidões, parcelamentos de débito, protocolo de processos, declaração de pagamentos e alterações cadastrais. Os demais serviços podem ser realizados pela internet, neste Portal da PMPA.
O Departamento de Atendimento ao Público do Procon, situado na sede da Andradas 686, que antes operava com nove estagiários de Direito devidamente coordendos por um advogado da área do consumidor, está em funcionamento com apenas cinco estudantes. A saída foi remanejar para o setor de Atendimento ao Público os quatro estagiários que trabalham no Atendimento Eletrônico (reclamações feitas pela Internet) e interromper temporariamente o funcionamento desta ferramenta acessada no site do Procon. O Departamento de Fiscalização, composto por 14 fiscais está, durante a manutenção da greve, sem o trabalho de três funcionários.
Na Smam, cerca de 50% de todo o quadro não consegue chegar ao trabalho. Os serviços de manejo da arborização e limpeza de praças estão prejudicados, bem como a tramitação dos licenciamentos. As equipe das zonais estão priorizando os serviços de urgência, sendo as outras demandas reagendadas. A recomendação é que as pessoas evitem vir à Smam para solicitar informações quanto a processos de licenciamento, pois as equipes não estão conseguindo atender a todos. Assim que a greve for finalizada, os serviços deverão ser normalizados.
A Secretaria da Saúde vem registrando a falta de técnicos em enfermagem, médicos, dentistas e funcionários de setores administrativos. Veja, a seguir ,  a situação em cada unidade:  Estratégia de Saúde da Família (ESF) Beco dos Coqueiros : Faltaram 2 técnicos de enfermagem; ESF Jenor Jarros : Faltou a responsável pela limpeza ; ESF Planalto : Faltou 1 técnica de enfermagem; ESF Santo Agostinho : Faltou 1 médico; ESF Esperança Cordeiro : Faltou 1 técnica de enfermagem; Unidade Básica de Saúde (UBS) Assis Brasil : Faltou 1 Auxiliar de enfermagem; UBS Santa Rosa : Faltou a dentista; UBS Sarandi : Faltou o administrativo; Unidade de Saúde Costa e Silva : Faltou a responsável pela limpeza; US Jardim Leopoldina : Faltou 1 Agente Comunitário de Saúde (ACS).
O setor administrativo do DEP, situado na sede da rua Gal. Lima e Silva, 972, já apresenta algumas carências de funcionários. A administração teve que providenciar transporte para um grupo essencial de servidores que executam atividades administrativas, em especial de atendimento ao público, portaria, recepção e serviços gerais. Nas seções de conservação do Departamento, os impactos da greve já atingem a prestação de serviços, com redução de atendimento das demandas.
Já há dificuldade também, por parte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, de manter o trabalho nas sete piscinas públicas, bem como, no Marinha e no Lami (vôlei de areia), pois estagiários e funcionários dependem quase que exclusivamente do transporte público.
Na área de assistência social, os 22 Cras (Centros de Referência de Assistência Social) vinculados à Fasc estão atendendo a população com restrição de horário em razão da dificuldade de mobilidade dos trabalhadores. A maior parte dos servidores está encerrando as atividades mais cedo, às 16h. O horário normal de atendimento é das 8h às 17h. O Centro POP I – que atende diretamente a população em situação de rua – está com a abertura e fechamento prejudicados em virtude da greve. O horário do Centro Pop I é das 8h30 às 12h00 e das 13h30 até 18h, de segunda à sexta. Em virtude da greve o Centro Pop I está abrindo com atraso, por volta das 9h15 ou 9h30, e o fechamento está sendo antecipado para as 17h.
O city tour Linha Turismo segue suspenso, pois os veículos que operam os roteiros não têm como sair da garagem da Carris e por motivos de segurança.


Edição de: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário