Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

São José dos Campos - Pesquisa com passageiros avalia transporte coletivo

06/02/2014




A partir desta sexta-feira (7), pesquisadores identificados com crachás estarão nos ônibus urbanos para coletar informações sobre os principais destinos e origem dos passageiros, as linhas com maior demanda e quantidade de passageiros por pontos de ônibus.
Um trabalho piloto foi iniciado nesta quinta-feira (6), por meio de abordagens de passageiros. A Pesquisa de Mobilidade Urbana faz parte do Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de São José dos Campos. 
Durante os meses de fevereiro e março, cada passageiro, ao entrar nos ônibus, receberá dos pesquisadores senhas numeradas, que serão devolvidas pelo usuário no momento em que saírem do veículo. 
A colaboração do usuário é fundamental. Por isso os passageiros devem atender a solicitação dos pesquisadores e guardar os cartões de senha recebidos até o final da viagem e devolvê-los na saída. 
Por meio do número de cada cartão devolvido, associado à localização do ponto de ônibus em que o usuário subiu e desceu, será possível mapear os locais onde as pessoas embarcaram e desembarcaram, identificando os pontos e linhas de maior demanda. 
Além da Pesquisa de Embarque e Desembarque, será feito um levantamento de opinião nos pontos de ônibus para conhecer a percepção dos passageiros em relação a qualidade do sistema e para identificar o que precisa ser melhorado. 
O estudo realizado pela Prefeitura em parceria com o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) visa a estabelecer as bases para o planejamento e gestão do sistema de transporte urbano, com o objetivo de melhorar o serviço, as condições dos deslocamentos na cidade e conforto para os passageiros. 
Reestruturação 
O plano de reestruturação começou a ser elaborado em outubro de 2013. Uma empresa foi contratada para fazer o diagnóstico do sistema e propor alternativas para a reorganização do transporte coletivo. Em novembro foi realizada uma pesquisa de Frequência e Ocupação Visual para a contagem de ônibus e estimativa de sua lotação.
Além das pesquisas de embarque e desembarque e de opinião, que ocorrem nesse mês, o plano considerará outros trabalhos anteriores, como a Pesquisa Origem e Destino Domiciliar de 2011.
Após o diagnóstico, como resultado final, será proposto um novo modelo de operação para o sistema de transportes da cidade, além de readequações viárias nos corredores identificados como prioritários. 
O projeto do BRT também está sendo analisado para ser incluído no cenário de reestruturação e modernização do transporte de São José dos Campos. 
No site da Prefeitura estão disponíveis outras informações sobre a pesquisa e o plano (www.sjc.sp.gov.br/pesquisamobilidade).

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário