Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro - Prefeitura inaugura três rotas cicloviárias para ligar o MAM ao Centro


06/02/2014 09:55:00

A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Transportes, Meio Ambiente e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), inaugura no próximo dia 16/02, três novas rotas cicloviárias que ligarão o Museu de Arte Moderna (MAM) e a ciclovia do Aterro do Flamengo à região central da cidade. A primeira, de 1,3 km, vai chegar ao Largo da Carioca passando pela Avenida Graça Aranha. A segunda, de 0,5 Km, chegará à Cinelândia, pela Avenida Beira Mar, mas quem preferir pedalar até a Praça XV, poderá usar a terceira opção de rota, com 1,2 Km de extensão, cruzando a Rua Santa Luzia.

A medida é parte do plano mitigatório para reduzir os impactos do fechamento do Mergulhão da Praça XV, que vai acontecer no dia 16. Todo o trecho será sinalizado e também serão feitas intervenções como mudança de piso e rebaixamento de meio fio. O trabalho conta ainda com a instalação de 90 bicicletários públicos, cada um com capacidade para duas bicicletas, e esta será mais uma alternativa para o carioca chegar ao Centro da cidade ou fazer conexão com o transporte público, como as barcas e o metrô.


No dia do lançamento das novas rotas, haverá uma pedalada do MAM até o Buraco do Lume. A concentração é às 9h e todos os cariocas podem participar. Durante o passeio ciclístico, serão distribuídas camisetas e mapas informativos com o novo trecho cicloviário.



Programa Bike Rio chega ao Centro da cidade


Para quem quiser alugar a bicicleta, uma novidade: o Programa Bike Rio será expandido, ainda este mês, para o Centro com 12 estações na região Central: Rua Graça Aranha, Largo da Carioca, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Almirante Barroso, Fórum, Marechal Câmara, Praça Rui Barbosa, Paço Imperial, ABL, Aeroporto, MAM, Passeio Público e Praça Mauá.
 


O projeto, uma parceria da prefeitura com o Banco Itaú e a empresa Serttel, conta com 60 estações e 600 bicicletas no Rio. O trabalho segue com a meta de atingir 450 km até 2016, distribuídos em todas as regiões do Rio. Todo este trabalho garantiu ao Rio o título brasileiro de Capital da Bicicleta e, atualmente, a cidade dispõe a segunda maior malha cicloviária da América Latina.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário