Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Florianópolis - Vans escolares merecem atenção com a segurança

21/02/2014 - SMTMT - Transportes

Lista mostra quais veículos estão regularizados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana


Veículos passam por vistorias regulares
foto/divulgação: Aline Andrade



Com o início do ano letivo, os pais preocupam-se com o meio de transporte que os filhos utilizam para se deslocar de casa até a escola. Quem utiliza as vans escolares deve prestar atenção em alguns itens, para garantir a segurança dos alunos. É importante que o serviço seja cadastrado na Prefeitura, pois estes veículos passam por vistorias regulares, garantindo a qualidade.  

O transporte escolar é regulamentado pelo Decreto nº 1.319/2002, que define, entre outras coisas, que seja realizado por vans ou micro-ônibus e tenha pintura externa na cor branca e o dístico “Escolar” nas laterais do veículo. Além disso, deve conter selo de vistoria, licença de tráfego e inscrição na parte direita e na traseira do veículo, com o número de registro da SMMU. Cada veículo, além do motorista, deve ter um monitor. Os dois profissionais devem possuir curso de qualificação.

O embarque e desembarque dos escolares devem ser feitos com segurança e, dependendo da idade, cabe ao monitor pegar a criança no portão de casa e conduzi-la até a van, além de acompanhá-la até as dependências da escola. No retorno para casa, o procedimento deve se repetir.

Para saber quais vans estão credenciadas no município, clique aqui.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário