Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Belo Horizonte - PBH apresenta primeiros resultados da verificação do sistema de transporte público

Publicado em 26/02/2014 11:31:27

Foram apresentados na segunda-feira, dia 24, durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, os resultados preliminares da Verificação Independente dos Contratos de Concessão do Sistema de Transporte Público por Ônibus de Belo Horizonte. O trabalho, desenvolvido pela empresa Ernst & Young entre abril e dezembro de 2013, consistiu no estudo econômico-financeiro e na verificação do cumprimento das cláusulas contratuais por parte dos concessionários do transporte coletivo na capital entre 2008 e 2012. O encontro foi realizado no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim). Neste primeiro momento foram divulgados dois relatórios finais e uma proposta de mensuração de produtividade, já disponibilizados para consulta no site da BHTrans. Outro relatório final será apresentado no mês de março.
A empresa auditora analisou dados fornecidos tanto pela BHTrans quanto pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Itens operacionais, como número de viagens, rodagem, depreciação dos veículos e gasto com combustível foram verificados, assim como dados relacionados aos recursos humanos, como folha de pagamento e recolhimento de impostos trabalhistas, por exemplo, entre diversos outros aspectos contábeis. “Este estudo analisou todos os custos e todas as receitas dos concessionários desde o primeiro dia de operação (do consórcio), no dia 15 de novembro de 2008”, explicou Daniel Marx Couto, diretor de transporte público do BHTrans. Ele esclareceu ainda que esse foi o primeiro passo para futuras avaliações e que esta análise servirá como base para as projeções dos próximos anos do contrato de concessão, que é de 20 anos. “Os dados envolvem os primeiros quatro anos, são essenciais para a projeção dos anos seguintes e fundamentais para a definição econômica do sistema”, concluiu.
Os relatórios já concluídos foram disponibilizados, na íntegra, no site da BHTrans, que pode ser acessado pelo endereço www.bhtrans.pbh.gov.br. Para visualizar, basta clicar no banner “Transparência BHTrans”, na página inicial.
Participação popular
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é constituído por 84 conselheiros, entre representantes do poder público e da sociedade civil. É uma instância colegiada de participação popular nos assuntos de mobilidade urbana, de caráter consultivo e propositivo, vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, ao qual compete, entre outros itens, opinar sobre a elaboração da Política Municipal de Mobilidade Urbana, apresentar propostas de aprimoramento do planejamento, controle, fiscalização e operação dos serviços públicos de transporte do município e propor a criação de normas municipais sobre mobilidade urbana.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário