Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

São Paulo - Transporte público, limpeza e saúde terão esquemas especiais para a virada de ano

19:22:37 30/12/2013


89ª Corrida de São Silvestre, festas de Réveillon no Parque do Ibirapuera e na avenida Paulista marcam o último dia do ano na Capital. Confira alteração de itinerários, linhas especiais e mudanças no trânsito


A cidade de São Paulo sediará nesta terça-feira (31) três grandes eventos, abertos e gratuitos ao público. Além da 89ª Corrida de São Silvestre, que começa com a largada dos cadeirantes às 6h50, os paulistanos poderão acompanhar shows e atrações musicais nas festas de Réveillon da avenida Paulista a partir das 19h30 e, pela primeira vez, também no Parque do Ibirapuera, às 20h. A Prefeitura organizou esquema especial de serviços para atender a movimentação de um público estimado em mais de dois milhões de pessoas.


A expectativa para o evento no Ibirapuera é de 30 mil pessoas. Na tradicional festa da Paulista, que está em sua 17ª edição, mais de 2 milhões de pessoas passaram a última virada de ano. A São Silvestre, que largará da Paulista percorrendo 15 km, passando por locais como Largo São Francisco, Brigadeiro Luís Antonio e Consolação, reunirá 27,5 mil atletas.

O sistema de ônibus municipais terá operação especial para que o paulistano se desloque durante a noite e a madrugada do Réveillon 2014 e também, para a Corrida de São Silvestre. A SPTrans alterará os itinerários de 107 linhas de ônibus que trafegam pelas regiões central, Oeste e Sul, em virtude de bloqueios de vias para a realização da São Silvestre. Outras duas linhas serão paralisadas durante a corrida. Os desvios serão realizados a partir das 22h desta segunda-feira (30) e devem permanecer até às 15h desta terça (31), com exceção das linhas que operam na avenida Paulista, que permanecerá bloqueada por conta da festa de Réveillon. 



Para quem for participar do Réveillon da Paulista, oito linhas de ônibus estarão disponíveis exclusivamente e outras 25 linhas terão seus trajetos desviados na região por conta da festa. Por toda a cidade, outras 77 linhas estarão circulando durante a noite, ajudando no deslocamento de quem quiser ir até o Ibirapuera. Técnicos da SPTrans irão acompanhar a operação.





Metrô e trem
As linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão 24 horas na Virada do ano. O sistema terá operação especial entre 0h desta terça-feira (31) e 4h de quarta-feira (1º). 

Os usuários do Metrô poderão embarcar em qualquer estação, exceto a estação Trianon-Masp, até as duas horas da manhã. Após isso, apenas as estações Paraíso, Brigadeiro, Consolação e Paulista permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque. No primeiro dia do novo ano, as linhas do Metrô voltam a operar com reabertura das estações a partir das 4h40. Na CPTM, entre às 0h e 4h, os passageiros só poderão desembarcar nas estações que possuem integração com o Metrô.

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai montar operação especial de trânsito na região da Avenida Paulista para a São Silvestre e o evento Réveillon 2014. Os bloqueios serão realizados a partir das 16h desta segunda-feira (30) . Serão utilizados mais de 2 mil cavaletes, 183 faixas informativas e banners de orientação, 1.750 metros de gradis e mais de 100 agentes de trânsito para operacionalizar o tráfego local.

Na região do Ibirapuera, a CET fará um monitoramento intensivo somente, porque o evento é interno ao parque. No local, prossegue o esquema especial da árvore de natal também. Para informações de trânsito, o cidadão terá a disposição o serviço Ligue 1188 - Fale com a CET, que atenderá por 24 horas.



Limpeza
O último dia do ano terá dois serviços especiais de limpeza e varrição, um para após a São Silvestre e outro para depois do Réveillon na Paulista. Para a prova esportiva, serão destinados 300 agentes, além da disponibilização de 2.025 papeleiras, 55 pontos de entrega voluntária (PEV) e 13 caminhões pipas. Além disso, haverão nove caminhões com 27 coletores. Para a festa de Réveillon, serão 400 agentes, 55 PEVs na região Central além de mais dez na Paulista, além de seis caminhões e 18 coletores.

Saúde
O Réveillon da avenida Paulista contará com dez ambulatórios com materiais e equipamentos de pronto atendimento, além de dez bases comunitárias e outras dez ambulâncias com médicos, enfermeiros e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) móveis. Já na festa do Ibirapuera, o atendimento médico será feito por três ambulâncias, sendo duas UTIs móveis.

Em toda a cidade, os hospitais funcionarão em esquema de plantão com quadro completo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai operar com 116 equipes na terça (31) e cem equipes na quarta (1º). Para os eventos na Paulista, Ibirapuera e outros pela cidade, os organizadores contratam serviços de atendimento médico e transporte, sem a participação direta de atendimento pelo SAMU.


Serviço




Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário