Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DF - Modelos dos novos ônibus são expostos em frente ao Palácio do Buriti

Segunda, 30 Dezembro 2013 17:42

Modelos dos novos ônibus são expostos em frente ao Palácio do Buriti


























Foto: Ronaldo Silva
Vaneska Freire, da Agência Brasília


Além dos veículos convencionais, o DF contará com ônibus articulados e micro-ônibus
BRASÍLIA (30/12/2013) – Os quatro modelos de ônibus que compõem a nova frota do Distrito Federal foram apresentados oficialmente nesta segunda-feira (30) pelo governador em exercício do DF, Tadeu Filippelli.
 

"Estamos apresentando os quatro modelos de ônibus que substituirão toda a frota antiga. Nossa meta é de ter toda a nova frota operando até 28 de fevereiro", declarou o governador em exercício.
 

Os modelos de ônibus que integram o novo Sistema de Transporte Público Coletivo - STPC/DF ficaram expostos, nesta segunda-feira, em frente ao Palácio do Buriti. Foram apresentados o coletivo convencional e articulado, o micro-ônibus que entrará em operação para substituir os veículos que prestam o serviço conhecido como "zebrinha" e o articulado e o articulado especial para o Expresso DF Sul.
 

Segundo o secretário de Transportes do DF, Walter Vazquez, o governo está reformulando o sistema de transporte do DF. "Trocar os ônibus é essencial, mas se não tiver fiscalização não vai adiantar. No contrato de concessão, temos diversas exigências que têm que ser cumpridas, e para isso precisa de fiscalização. Nós queremos um serviço de transporte que tenha a visão de atender a população da forma correta", afirmou.
 

Os novos veículos possuem diversos itens de qualidade, conforto e segurança, como:
 

* Bancos estofados com apoio para a cabeça;
 

* Vidros fumê;
 

* Motor Padrão Euro V, que polui 180 vezes menos que os ônibus da antiga frota;
 

* Monitoramento por GPS, ligado ao Centro de Controle de Operações (CCO);
 

* Aviso luminoso traseiro da velocidade do veículo, sempre que o veículo ultrapassar a velocidade de 15 Km/h. Abaixo dessa velocidade, o painel indica o número da linha;
 

* Aviso sonoro ao motorista sobre ocorrências como: porta aberta, velocidade acima do permitido, direção perigosa, freada brusca, além do registro eletrônico de todas essas ocorrências e inconformidades, permitindo ao operador ter acesso aos relatórios;
 

* Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com piso baixo ou piso normal equipado de plataforma elevatória veicular;
 

* Sistema de Direção, com assistência hidráulica, elétrica e dispositivo de redução de esforço; e
 

* Ar-condicionado nos veículos articulados;
 

Os ônibus articulados que circularão no Expresso DF Sul têm outras características como: câmeras de segurança interna e de ré, telas de vídeo LCD, ar-condicionado, controle eletrônico de tração, câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico, motor de 360 cavalos e detector de incêndio no compartimento do motor.

Fonte: Agência Brasília - GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário