Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Campinas - Emdec divulga balanço das principais ações realizadas em 2013

26/12/2013 - 10:24




Crédito: Arquivo


A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) divulgou um balanço das principais ações realizadas ao longo de 2013. São trabalhos que envolvem melhoramento do transporte, monitoramento do trânsito, revitalização da sinalização viária, ações de educação no trânsito, entre outras.

Confira as principais ações:

- Bilhete Único com 2h de integração: Em 1º de março, a integração do Bilhete Único, para todos os dias da semana, passou a ter 2 horas. O benefício atingiu de imediato cerca de 490 mil passageiros por dia, que utilizam o Bilhete Único no transporte público de Campinas.

- Passe Lazer: Implantação do benefício que consiste na redução no valor da tarifa de ônibus pela metade. A medida começou a vigorar em 28 de abril.

- Novos ônibus acessíveis: Renovação da frota de transporte público coletivo municipal. Já entraram em operação 68 veículos novos e acessíveis, beneficiando todas as regiões do município. Outros 103 veículos estão em fase final de adaptações para a entrada em operação no início de 2014.

- Redução na tarifa de ônibus: Desoneração no valor da tarifa do transporte público coletivo municipal, passando de R$ 3,30 para R$ 3,00.

- Diminuição dos radares: Redução de 20% dos pontos de fiscalização eletrônica. De 300 pontos em operação, ficaram 240. São 100 equipamentos que operam nesses pontos, em sistema de rodízio.

- Ciclofaixas e Plano Cicloviário: Reativação do funcionamento das ciclofaixas de lazer Taquaral / Norte-Sul e Ouro Verde. Hoje, Campinas tem 27 km de ciclovias e ciclofaixas de uso permanente ou para lazer. Com a conclusão do Plano Cicloviário, a meta é construir mais 100 km de ciclovias, de uso permanente, beneficiando todas as regiões do município.

- PAI-Serviço: Em 4 de setembro, o PAI-Serviço recebeu um novo veículo para fazer o transporte de cadeirantes. O ônibus tem maior capacidade e pode transportar até 24 passageiros por viagem. Já em 21 de dezembro, o PAI-Serviço também recebeu mais 10 vans, que se somam à frota de 25 que já atuam. Outras 15 vans entram em operação até fevereiro. Em 2013, o serviço realizou 56 mil viagens.

- BRT: Licitação da empresa responsável pela elaboração da consolidação dos projetos básicos dos corredores BRT Ouro Verde e Campo Grande. Entrega da conclusão dos projetos para início de 2014.

- Viaduto Miguel Vicente Cury: Revitalização de toda sinalização de trânsito do Viaduto Cury; além da implantação de equipamento eletrônico de fiscalização para aumentar a segurança e diminuir a acidentalidade no local. Pelo Cury circulam 60 mil veículos por dia.

- Lançamento do Observatório do Trânsito e da Campanha Trânsito Amigo: Ações multisetorias e educativas que visam reduzir os índices de acidentalidade no município. Campinas é signatária do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, do Governo Federal, com o objetivo de reduzir os índices de acidentalidade em 50%, em 10 anos (2011 – 2020).

- Sinalização viária: Emdec atingiu 82 mil m² de sinalização de solo e instalação de 4,2 mil placas novas em 1.879 ruas e avenidas do município.

- Semutran: Realização da Semana Municipal de Trânsito, durante o mês de setembro, com várias ações que envolveram todos os atores (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e motoristas profissionais) na reflexão sobre os riscos de acidentalidade. No ano, os programas educativos da Emdec atingiram mais de 50,7 mil pessoas.

- Pátio Municipal: Ações de gestão melhoraram a situação do Pátio. No início do ano, o espaço estava com 8,2 mil veículos. Mesmo com mais de 10 mil apreensões realizadas, o Pátio fecha o ano com estoque de 7,2 mil veículos. Foram realizados cinco leilões, com a comercialização de cerca de 4 mil lotes. A Administração municipal intensificou as negociações com o Governo do Estado para um novo Pátio no município.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário