Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 29 de dezembro de 2013

João Pessoa - PMJP inaugura Estação Digital Móvel e oferece oportunidades para a população


02 dez 13


02-12-13-Estação Digital_foto_Alessandro-Potter002

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), levou nesta segunda-feira (2) à comunidade São Rafael o ônibus da Estação Móvel Digital. O local é o primeiro contemplado com o projeto que leva cursos, oficinas e computadores com acesso à internet para a população.
A ação é parte das políticas públicas da gestão municipal que faz questão de ficar cada vez mais próxima da população, levando serviços a quem mais precisa. “Essa é uma forma de oferecermos oportunidade a quem não tem acesso a inclusão digital. A partir de agora, muitos vão poder conhecer, se preparar profissionalmente e para a vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A Estação Digital Móvel vai oferecer curso de informática fundamental e oficinas sobre governo eletrônico e mídias sociais cidadãs. Além disso, também oferecerá computadores com acesso livre à internet para todos os moradores da comunidade. Ao todo, 142 pessoas já se inscreveram para participar do curso, dos quais apenas três pessoas já tiveram contato com computador anteriormente.
02-12-13-Estação Digital_foto_Alessandro-Potter001
O veículo ficará na Avenida Arquivista Jonathas Careca, Castelo Branco, em frente ao Clube de Mães – Centro Cultural e Social por Mãos de Mães, durante três semanas, de 2 a 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h.

A primeira atividade do ônibus realizada na manhã de hoje também contou com as presenças do vice-prefeito Nonato Bandeira e do deputado federal Leonardo Gadelha.
Desenvolvimento – A Estação Digital Móvel tem como objetivo principal promover a inclusão digital na cidade de João Pessoa e foi pensada para levar os serviços a quem nunca teve ou tem pouco contato com a informática. “Durante o lançamento do projeto, fomos procurados por líderes da comunidade São Rafael e hoje estamos atendendo a este pedido, atendendo os moradores dessa região. Ainda estamos construindo o calendário dos outros locais por onde vamos passar, com a ajuda do Orçamento Participativo e da Secretaria de Desenvolvimento Social”, explicou a secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio.
A representante da comunidade, Apolonia Maia, afirmou que o projeto vai ajudar os moradores a progredir. “Nós conhecemos bem a população do São Rafael. A comunidade tem um índice alto de criminalidade. Acredito que informática é uma forma de ocupar os jovens e tirá-los desse viés”, destacou.
Para a dona de casa Maria Aldemira, 30 anos, que nunca teve nenhum contato com computador na vida, a oportunidade pode trazer mudanças. “Tinha o sonho de fazer um curso e aprender e nunca tive oportunidade. É uma sensação muito boa está aqui de frente pra um computador e saber que vou aprender e quem sabe até conquistar um emprego e trabalhar fora”, refletiu.
Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário