Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pesquisa de Origem e Destino mostra os hábitos de mobilidade da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Publicado em 30/12/2013 11:06:39

A Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana apresentou neste mês o relatório executivo final da pesquisa de Origem e Destino (OD), aplicada em 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para conhecer os hábitos de mobilidade da população. O objetivo da pesquisa é saber para onde as pessoas se deslocam, quando o fazem, o motivo do deslocamento e os modos de transporte escolhidos, além de outras informações como onde moram, ocupação, idade e renda familiar.

A pesquisa teve investimentos de cerca R$ 7 milhões, envolvendo repasses do governo de Minas e de convênios com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e outros órgãos. Com base no estudo e diagnóstico da pesquisa serão definidos os investimentos, ações e políticas de mobilidade para os próximos 10 anos, com reflexos no transporte de pessoas e de mercadorias nas cidades da RMBH.

Modalidades e consulta

A pesquisa foi dividida em cinco modalidades. A primeira foi a domiciliar, realizada por meio de entrevistas em 44 mil residências da RMBH, abordando aspectos socioeconômicos da população. A segunda modalidade foi a pesquisa nos terminais de passageiros, englobando a rodoviária, os aeroportos de Confins e da Pampulha e a Estação Ferroviária Central. A terceira foi a contagem de veículos no interior da RMBH. A quarta foi a aplicação de questionários e a contagem de veículos nas principais entradas e saídas da RMBH. A quinta modalidade foi a pesquisa espontânea, em que o cidadão responde voluntariamente no site da Secretaria de Gestão Metropolitana.

Para o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, é importante para o Governo do Estado e o Município de Belo Horizonte disporem de uma pesquisa de origem e destino que se realiza de 10 em 10 anos. “Apenas Belo Horizonte e São Paulo dispõem dessa ferramenta no Brasil. E para quem trabalha na área de mobilidade e gestão de planejamento, dispor de uma pesquisa como essa na base de dados é muito importante”. Ramon falou ainda que a apresentação da pesquisa é um presente, não só para os planejadores da mobilidade urbana, mas para a própria cidade. "A pesquisa, resultado de um trabalho de colaboração e entrosamento do Estado e da Prefeitura, por meio da BHTrans, é importante para o desenvolvimento urbano e a gestão da mobilidade em Belo Horizonte", disse.

Composto por cinco volumes, o relatório final da pesquisa de Origem e Destino 2013 encontra-se disponível para consulta no endereço eletrônico da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem):www.metropolitana.mg.gov.br, a partir do dia 30 de dezembro de 2013.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário