Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Rio de Janeiro - Terminal Alvorada é totalmente reformado e ampliado

24/12/2013 15:21:00

Terminal Alvorada é totalmente reformado e ampliado




O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira (24/12), véspera de Natal, o novo Terminal Alvorada, ampliado e totalmente reformado. Local por onde circulam cerca de 50 mil pessoas por dia, será o ponto de integração da Transoeste (já em operação) e com a Transcarioca, que começa a atender a população no primeiro semestre de 2014. Além da ligação dos corredores expressos de BRT (Bus Rapid Transit), a rodoviária vai receber todo o fluxo de ônibus da Zona Oeste da cidade. Com investimento de R$ 60 milhões, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) construiu um estacionamento com 200 vagas para carros particulares (sendo duas para deficientes), um centro de controle de operações e um edifício para a administração. Além disso, foi erguido um estacionamento para os ônibus do BRT, onde até 24 articulados poderão aguardar os horários de pico do transporte para entrar no sistema.

A reformulação do terminal também alterou os acessos para passageiros, uma vez que, no BRT, as passagens são compradas fora dos ônibus. A partir de agora, para quem chega a pé da Avenida Ayrton Senna, as passarelas existentes no entorno do terminal foram remodeladas para permitir uma entrada direta às plataformas de embarque, que contam com catracas semelhantes às do metrô. Já para quem chega de carro pelo estacionamento, ou deixa a Cidade das Artes, o caminho até as plataformas de embarque passa a ser feito pela passagem subterrânea que corta todo o complexo. Para os pedestres, também foi construído um túnel para interligar as plataformas por outra extremidade.

Fundamentais na integração dos dois sistemas de ônibus da Cidade Olímpica – o BRT e o alimentador –, as passagens subterrâneas contam com estrutura de banheiros e no futuro ganharão lojas, providenciadas pela concessionária Rio Ônibus.

Acompanhado dos filhos, Bernardo e Isabela, e do Secretário-Chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o prefeito Eduardo Paes falou sobre as transformações no Terminal Alvorada e afirmou que agora os passageiros poderão utilizar o serviço com conforto e segurança:

- O novo terminal está super qualificado e organizado, em respeito à população de nossa cidade que mais precisa utilizar o transporte público. Trata-se de um espaço totalmente transformado, que vai oferecer aos cariocas condições dignas para se deslocar - disse Paes, que no começo da manhã participou da inauguração da ponte estaiada da Barra da Tijuca, batizada Ponte Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, parte importante do projeto BRT Transcarioca, que ficará pronto no primeiro semestre de 2014 (http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4524006). Da ponte, o prefeito do Rio, também acompanhado pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, embarcou em um ônibus do BRT e seguiu para o terminal.


O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, deu mais detalhes sobre as mudanças ocorridas no local:

- Os moradores da região ganham hoje o mais moderno terminal rodoviário da cidade, que está reconfigurado para facilitar a locomoção dos passageiros. Aqui teremos os BRT's Transoeste, Transcarioca e a interconexão com todas as regiões da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, com facilidade e rapidez. Além disso, sendo um terminal rodoviário, o passageiro poderá ocupar o tempo com pequenas conveniências, como lanches e outros serviços. A partir de agora eles contam com um ambiente seguro e confortável.

Para melhorar o atendimento aos passageiros, mais de R$ 800 mil em serviços e equipamentos foram investidos no Terminal Alvorada, que passa a contar com três plataformas: A, B e C, por onde se distribuirão 48 linhas de ônibus, ligando a Barra da Tijuca a bairros das zonas Sul, Norte e Oeste e a municípios da Baixada Fluminense. Também foram instaladas 40 novas catracas para embarque e desembarque dos passageiros do BRT Transoeste, corredor exclusivo de ônibus que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Paciência.

O espaço ganhou novo sistema de bilhetagem eletrônica para agilizar o embarque dos usuários, nova comunicação visual, reforma na parte elétrica, câmeras de segurança, controle de acesso aos banheiros e operadores de tráfego. A nova sinalização permite acesso mais rápido, fácil e seguro dos usuários aos pontos de embarque e desembarque. Para cada linha, há um código visual que a identifica no terminal: uma letra (que indica a plataforma) e um número (que mostra o seu ponto exato na plataforma).

O projeto de iluminação concebido para o terminal também causará grande impacto, uma vez que as plataformas receberam 480 luminárias e 16 refletores; o subsolo, 452 luminárias e 14 refletores e, os banheiros e bilheterias, 270 luminárias - tudo em LED.

Em novembro deste ano, a Secretaria Municipal de Obras convidou o Instituto Rua, criador e organizador do evento Festival ART RUA, para ajudar a transformar o terminal em uma galeria de arte a céu aberto. Os grafiteiros cariocas BR, Swk, Afa, Acme, Carlos Bobi do Espaço Rabisco e Chico foram selecionados para desenvolver, cada um com a sua linguagem e técnica pessoal, personagens, histórias e paisagens poéticas urbanas em desenhos criados para painéis de 56 metros quadrados, que ficarão em exposição permanente (http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4434972).

Veja abaixo as 48 linhas de ônibus que vão circular no Terminal Alvorada:

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário