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segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Curitiba - Ônibus Acesso fez 7 mil atendimentos em nove meses de operação

23/12/2013 10:05:00

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O Acesso, serviço de transporte destinado a pessoas com deficiência impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte coletivo, fez aproximadamente 7 mil atendimentos desde março, quando foi implantado. O serviço é destinado a pessoas que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionada às questões motora, intelectual ou emocional, permitindo deslocamento delas de suas casas até locais específicos, como serviços de saúde (consultas, exames, habilitação e reabilitação) e atendimentos socioassistenciais. Atualmente, 302 pessoas com deficiência estão cadastradas no programa, que funciona com nove ônibus, um em cada regional.
O programa foi implantado inicialmente na regional Pinheirinho, e depois nas regionais Cajuru, Boa Vista, Bairro Novo e Santa Felicidade. O programa foi consolidado em agosto, com a integração das regionais Boqueirão, CIC, Matriz e Portão.
A família de Diodatio Gonçalves Gouveia sentiu a melhora com o ônibus Acesso para conduzi-lo da sua casa, no Pinheirinho, até o Centro Hospitalar de Reabilitação, no Cabral. Vítima de um acidente vascular cerebral,  Diodatio é usuário de cadeira de rodas. “Antes, não dava para me deslocar num trajeto tão extenso. Eram muitas as dificuldades para prosseguir no tratamento médico de meu pai. Com a ajuda do ônibus Acesso, podemos dar prosseguimento aos tratamentos prescritos para ele”, disse a filha, Ivani Gonçalves.
“O sucesso do programa deve-se à ação conjunta da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria da Saúde e as administrações regionais”, diz a secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.
Capacitação para mais de 300 pessoas
A Secretaria da Pessoa com Deficiência fez 12 reuniões de capacitação ao longo do ano para profissionais da saúde, de assistência social, motoristas e atendentes para apresentar as características do serviço (critérios, documentação, fluxo) e do público-alvo do programa Acesso. Aos motoristas e atendentes, também foi feito um treinamento sobre como agir com o público que utiliza os nove ônibus.

Quem pode usar o Acesso
Pessoas com deficiência, com restrições de movimento, autonomia e/ou comportamento, que não conseguem utilizar o transporte comum; com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional e que tenha residência em Curitiba.
Como se credenciar
A pessoa com deficiência ou seu responsável entra em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa. Leva cópias do documento de identidade e do laudo ou declaração médica da deficiência (emitido até dois anos antes).
A assistente social do CRAS preencherá uma ficha de triagem e encaminhará o pedido para a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Se o pedido se enquadrar nos critérios de uso do Acesso, será emitida uma carteirinha entregue ao usuário, junto com o regulamento do serviço.
O transporte pelo Acesso deve ser agendado com uma semana de antecedência.
Mais informações 
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (41) 3363-5236 / E-mail:  acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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