Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 29 de dezembro de 2013

João Pessoa - Prefeito entrega 12 ônibus adaptados e destaca política de inclusão


03 dez 13


03-12-13-Prefeito entrega 12 ônibus escolares_foto_Alessandro-Potter004

Ir para a escola diariamente não será mais uma tarefa tão difícil para crianças e jovens portadoras de deficiência. Na manhã desta terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o prefeito Luciano Cartaxo entregou 12 ônibus com acessibilidade, que serão destinados ao transporte escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação, que teve investimento de R$ 1,6 milhão, foi efetivada durante solenidade na Estação das Artes, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
“A grande obra que queremos deixar para a cidade é o cuidado com as pessoas”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Em uma data como esta, dedicada às pessoas com deficiência, nada melhor que nos reunirmos para um ato de amor e acolhimento. Não queremos apenas oferecer uma escola adequada, queremos buscar o estudante em casa, levar para a escola e de volta para casa com conforto e segurança. Estamos muito felizes porque temos a compreensão de que estamos lutando pelas prioridades certas”, complementou.
Para o vice-prefeito, Nonato Bandeira, que é coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoa com Deficiência, a ação é o pagamento de uma dívida que o poder público possuía com as pessoas com deficiência. “Esta é uma dívida que se arrasta por séculos neste País, que sempre deixou em terceiro plano as pessoas com deficiência e ignorou as políticas necessárias para que elas pudessem viver como cidadãs. Estes ônibus são uma redenção”, avaliou.
O secretário municipal da Educação, Luís Júnior, destacou que o ato vai muito além da entrega de ônibus. “Esta 
03-12-13-Prefeito entrega 12 ônibus escolares_foto_Alessandro-Potter009
é uma ação revolucionária. Nossa missão é trabalhar para todas as crianças e jovens de João Pessoa, mas temos que olhar para alguns com mais atenção, como uma mãe que ama todos, mas que se dedica mais a um quando ele está triste ou doente. Esse olhar é para aqueles que precisam de um incentivo a mais”, declarou.

Também estiveram presentes no evento a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Cibele Almeida, representantes do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Instituto dos Cegos da Paraíba, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) e da organização AC Social.
Conforto – A falta de um transporte escolar adequado pode afetar muito a vida escolar de aluno, como explicou a diretora da Escola Municipal Índio Piragibe, de Mangabeira VII, Andréa Maia. “Estudantes com deficiência costumam encontrar mais obstáculos para chegar até a escola. Isso acaba comprometendo o foco e a concentração nas aulas, além de ser um grande motivador de faltas”, explicou.
03-12-13-Prefeito entrega 12 ônibus escolares_foto_Alessandro-Potter008
A estudante Suênia Kelly, de 13 anos, é uma prova disso. Para chegar até a Escola Índio Piragibe, seu único transporte é a própria cadeira de rodas. “O caminho é muito ruim porque além das dificuldades do trajeto, até as calçadas são desiguais”, contou. O novo ônibus deve mudar isso. “Agora vai ser bem mais legal ir pra escola, vou poder ficar tranquila e até ter mais tempo pra me arrumar”, previu.

Os pais de Karolaine Santana, de 14 anos, encontraram outra opção. Para que a filha chegue todos os dias à Escola Dumerval Trigueiro, no Rangel, eles precisam pagar o deslocamento, como ela contou. “Tem um carro que me pega todos os dias porque os meus pais pagam. Não ia de ônibus coletivo porque não me sentia segura. Com esses ônibus as coisas vão ficar mais fáceis para nós e para muita gente”, apostou.
Os veículos – Os 12 ônibus adaptados possuem plataforma de elevação e espaços reservados para cadeirantes e já estarão disponíveis à população no início do ano letivo de 2014, sendo divididos entre os nove pólos educacionais da Capital. “Até lá vamos qualificar motoristas, cuidadores e todos os profissionais envolvidos para que possamos prestar o melhor serviço”, explicou o secretário de Educação.
Cada veículo vai contar com um cuidador, que ficará responsável pelas crianças e adolescentes. Tanto este profissional, quanto o motorista vão passar por um treinamento executado pela coordenadoria de educação especial da Sedec.
Rede - A Prefeitura Municipal atende atualmente cerca de 800 estudantes com necessidades especiais, seja com 
03-12-13-Prefeito entrega 12 ônibus escolares_foto_Alessandro-Potter001
deficiência, autismo, Down e/ou superdotação. Eles estão divididos nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

Data - O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal foco a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário