Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Rio de Janeiro - Prefeitura inaugura novo serviço do BRT Transoeste ligando Santa Cruz a Inhoaíba

28/12/2013 15:16:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano




O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã deste sábado (28.12) o novo serviço do BRT Transoeste que vai ligar Santa Cruz ao Vilar Carioca, em Inhoaíba. O mais novo corredor tem cinco novas estações (Julia Miguel, Parque São Paulo, Cosmos, Icurana e Vilar Carioca, na Avenida Cesário de Melo), que reduzirão o tempo de viagem em 25%, em comparação ao serviço de ônibus regulares utilizados antes da construção da Transoeste.


Paes andou no ônibus do BRT da estação Julia Miguel a Vilar Carioca, acompanhado do secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, entre outras autoridades e falou da importância desta obra de mobilidade urbana para os cariocas:



- É muito importante inaugurar mais um trecho de BRT aqui para a Zona Oeste, que é uma região da cidade populosa. Cada quilômetro que avançamos no BRT, atendemos uma quantidade enorme de pessoas. Essas cinco estações que inauguramos hoje vai atender pelo menos 100 mil pessoas. Então, é um avanço enorme. É dignidade, mobilidade, conforto e rapidez para a população.



O funcionamento das estações será das 4h30 às 23h30, todos os dias da semana. Para a operação serão utilizados nove veículos do tipo padron, com capacidade para 100 passageiros, cumprindo intervalos médios de sete minutos nos horários de pico, em sistema parador. A expectativa é de que mais duas mil pessoas passem a utilizar o novo serviço diariamente. 



Para Osorio, esta é uma demonstração de respeito com a população da cidade que poderá se locomover com transporte de qualidade:



- Inauguramos hoje o primeiro serviço do BRT Santa Cruz/Campo Grande, que terá, ao todo, 11 estações de qualidade e para garantir a mobilidade dos moradores da cidade do Rio de Janeiro.



O novo trecho tem 24Km de extensão (ida e volta) e integra a ligação entre os bairros Santa Cruz e Campo Grande, cuja conclusão das obras está prevista para o ano que vem. Para orientação dos usuários, equipes de agentes da RioÔnibus trabalharam na distribuição prévia de panfletos informativos em toda a região do entorno das estações.



Morador do Vilar Carioca há 44 anos, José Antonio Souza, acompanhou a inauguração ao lado da esposa Marli Pinheiro, e disse estar impressionado com o novo serviço de transporte implantado na região:



- Quando cheguei para morar aqui não tinha luz, água e muito menos transporte. Hoje, temos outra realidade aqui e acesso a todos os serviços como em qualquer outra região da cidade. Com o BRT, até os imóveis serão valorizados. Sem contar a melhora no trânsito e a rapidez nas viagens.



Saiba mais sobre a Transoeste



Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, transportando, atualmente, cerca de 122 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão e 56 estações (64 considerando o lote zero). Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 47,5quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra x Santa Cruz desde junho do ano passado, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões.



Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente. Por operar de forma troncal, os BRTs contribuem decisivamente para o reordenamento do sistema de transporte de uma cidade. A estimativa é que o tempo de espera do usuário seja muito curto, de um minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário