Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Rio de Janeiro - Prefeitura inaugura mais uma estação do BRT Transoeste

23/12/2013 08:29:00





A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), entrega nesta segunda-feira (23/12), mais uma estação do BRT Transoeste. A estação Dom Bosco, localizada na Avenida das Américas, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, vai funcionar das 5h à 1h e será atendida pelos serviços Santa Cruz x Alvorada - Parador (21h à 1h), Mato Alto x Alvorada - Parador (5h às 9h - manhã e 15h às 21h - tarde) e Pingo D'Água x Alvorada - Expresso (9h às 15h).

A Avenida das Américas tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. Até o momento, 43 estações do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.

Transoeste
Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão e 64 estações. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 44,5 quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra x Santa Cruz desde junho, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões.

Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.

O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao Estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.

Nas vias exclusivas, os ônibus articulados (com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros) trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros.

O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra-Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário