Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Guarulhos - Ônibus terão testes com sistema eletrônico para deficientes visuais

27/11/2013 - 17:20

alt


Um grupo de 12 deficientes visuais recebeu treinamento, nesta quarta-feira (27), para utilização e treinamento do Sistema Eletrônico de Embarque Acessível DPS2000. O anúncio dos testes deve ser feito pelo prefeito Sebastião Almeida na abertura do 3º Seminário de Segurança Viária, que acontecerá no Adamastor Centro, em data a ser confirmada.

Na terça-feira (26) foi a vez dos motoristas e cobradores passarem pelo treinamento, a fim de se habilitarem para atenderem a esses passageiros nos próximos dias, quando se iniciará o período de testes com o novo equipamento que visa auxiliar o embarque e desembarque de passageiros com deficiência visual ou mobilidade reduzida com mais segurança.
A princípio o teste será feito nas linhas municipais 712 Terminal Pimentas/ Centro (via Dutra) e 355- Terminal Taboão/ Centro. Serão 20 ônibus equipados com o aparelho, que é composto por um transmissor portátil, usado pelo passageiro para chamar o ônibus, e um receptor com alto-falante instalado no ônibus. O equipamento também pode ser adaptado para facilitar o acesso dos deficientes físicos, emitindo um aviso sonoro para o motorista assim que se aproxima de uma parada em que se encontra um deficiente à espera. Dessa forma, o motorista pode se preparar para acionar a descida do elevador, evitando atrasos.
“O aparelho é bastante interessante e fácil de manusear. O DPS é fundamental para a pessoa com deficiência e facilitará muito a nossa vida”, disse Wagner dos Santos Silva, 41 anos, deficiente físico, que conheceu o aparelho e será um dos voluntários que receberá o aparelho para o teste.
“Eles que realmente conhecem o problema de embarque darão o parecer final, avaliando a funcionalidade do aparelho,” disse Firmino Manoel da Silva, coordenador da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, responsável pela experiência junto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário