Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Caxias do Sul - Passagem de ônibus não irá aumentar em 2014 em Caxias

27/12/2013 | 11:51

Crédito: ANDRÉIA COPINI


O Prefeito Alceu Barbosa Velho anunciou nesta sexta-feira (27) que não haverá aumento na passagem de ônibus ao longo de 2014, em Caxias do Sul. O anúncio foi feito durante encontro com a imprensa, no Centro Administrativo, para fazer um balanço do primeiro ano de Governo. Acompanhado pelo Vice-Prefeito Antonio Feldmann, pelo Chefe de Gabinete Manoel Marrachinho, pela primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto e por secretários municipais, Alceu falou que 2013 foi um ano positivo, de solidariedade das pessoas e que o momento é de confraternização. O Prefeito também anunciou a implantação do agendamento de consultas nas UBSs por telefone e a construção de um novo ginásio de esportes na cidade.

Destacou os avanços da parceria com o Governo do Estado na construção do Aeroporto de Vila Oliva, que está na fase da avaliação das áreas para as desapropriações; e do Hospital Materno-Infantil, o qual deverá ter o edital da construção publicado em janeiro. Alceu também apontou a implantação das casas lares como a motivação deste primeiro ano. “Fizemos em acordo com a lei, mas nos emociona e nos motiva a continuar a caminhada do cuidado com as pessoas. Nessas casas, as crianças retiradas dos pais em situação de risco pela Justiça são acolhidas e vivem como se estivessem em família. É uma casa muito boa, com todas as condições para elas crescerem bem, entre pessoas do bem. Se tiverem oportunidade, conheçam uma casa lar para ver como funciona”, avaliou, mostrando outras obras do Governo elencadas em um relatório entregue aos jornalistas.

O Prefeito também falou sobre a importância do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias, que prioriza o transporte coletivo e anunciou que a passagem de ônibus não sofrerá reajuste em 2014. “Vamos encaminhar a lei à Câmara que pede a suspensão dos impostos que a Visate paga à Prefeitura, o que corresponde a R$ 3 milhões por ano até 2016. Assim, não será necessário fazer o reajuste da tarifa em 2014. A Prefeitura e a empresa concessionária irão dividir as despesas para o benefício da população. Não adianta incentivar o transporte coletivo se não incrementarmos isso. Quanto mais gente usar, mas vai baratear o sistema”, explicou.

Outro anúncio importante do Prefeito para 2014 foi a implantação do agendamento de consultadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por telefone. Segundo a Secretaria da Saúde, hoje 32% das UBSs oferecem o serviço que até março será implantado em todos os 46 postos. Todas as unidades do Município realizam agendamentos por telefone para gestantes, usuários do programa Acolhe Bebê, pacientes com risco de câncer e crianças de risco e egressos hospitalares. “Em 15 Unidades já tem a marcação por telefone para todos os usuários, em oito será implantada em janeiro e nas outras 23 até março. Assim, diminui-se as filas em frente os postos e a Secretaria poderá administrar o fluxo das consultas. Será um conforto aos usuários poder agendar a consulta por telefone da sua casa e só irá ao posto para a consulta”, afirmou.

Alceu também informou aos jornalistas sobre a construção do novo ginásio de esportes da cidade, que será construído ao lado do estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva (onde hoje é o heliponto). “No ano que vem vamos licitar esta importante obra, planejada toda pelos servidores da Secretaria de Planejamento (SEPLAN). Será no padrão FIFA, como é moda falar agora, com condições para todos os esportes a nível internacional. Vai democratizar ainda mais aquela área dos Pavilhões como queremos. É um local central e de fácil acesso a todos”, informou, pedindo a todos os veículos de comunicação o apoio na divulgação da Festa da Uva 2014. ?A nossa festa será a primeira prioridade de 2014, será um grande trabalho e precisamos da ajuda de todos”, pediu.

Entre as perguntas dos repórteres e editores presentes na entrevista, o Prefeito falou da sua frustração com a burocracia, exemplificando a sinalização da Rota do Sol (de competência do DAER) e a capina da BR-116 (DNIT). “Se fosse pela vontade do Prefeito estava pronto há muito tempo, mas dependemos dos órgãos responsáveis. Estamos cobrando sempre a agilidade nesses serviços”, garantiu, lembrando aos presentes sobre as tarifas abaixo da inflação repassadas ao IPTU e taxa da água e de esgoto para o ano que vem. “Sobre o IPTU é importante lembrar do levantamento aerofotogramétrico, que contratamos este ano. O último era de 1996. Esse sistema fará um mapeamento de todo o município e com isso conseguiremos cobrar cerca de R$ 15 milhões do imposto que hoje é sonegado. Tem muita gente que controi e não pede autorização. Esse levantamento vai facilitar a nossa fiscalização”, lembrou.

O relatório das principais obras da Administração neste ano está acessível no site www.caxias.rs.gov.br.



Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário