Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Campinas - Emdec forma permissionários da RMC em transporte inclusivo

20/12/2013 - 11:11


Crédito: Divulgação


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) qualificou 140 permissionários de transporte inclusivo da Região Metropolitana de Campinas, que atuam no Projeto Ligado, mantido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A entrega dos certificados do treinamento do módulo Atendimento à Pessoa com Mobilidade Reduzida aconteceu nesta quinta-feira, na sede da Emdec, com a presença de 90 operadores de diversas cidades da RMC.

O treinamento, ocorrido entre novembro e dezembro, é uma parceria entre a Emdec, EMTU e o Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Coletivo Alternativo (STA). A Emdec está qualificada para capacitar prestadores de serviço nesta área em toda a RMC devido a experiência adquirida na manutenção do PAI-Serviço (Programa de Acessibilidade Inclusiva), um programa de atendimento inclusivo que beneficiou somente este ano mais de 30 mil pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Queremos parabenizar os profissionais que participaram do curso e os técnicos da Emdec pelo trabalho. Temos uma preocupação constante com a capacitação dos prestadores de serviços e do nosso pessoal”, afirmou o diretor institucional da Emdec, Humberto de Alencar.

O chefe de gabinete, Marcelo Ferreira da Silva, que representou na cerimônia o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, destacou a importância da sinergia entre os diversos setores do transporte público. “O trabalho em parceria entre a Emdec, EMTU e Sindicato eleva a qualidade da prestação do serviço para a população”, avalia.

Já o presidente do STA, Osmar Oliveira de Souza, comentou da importância da qualificação de seus associados para aprimorar a qualidade do serviço prestado. “Para o permissionário é muito importante aprender como agir com as pessoas com mobilidade reduzida. Este é um trabalho muito gratificante em que os operadores aprendem muito com os atendidos. Queremos agradecer a Emdec por esta parceria”, destacou.

Operadores

Priscila Silva Araújo, 26, é monitora de uma van adaptada do Projeto Ligado, em Sumaré. Atende crianças cadeirantes em Hortolândia. Para ela, o curso de 5 horas realizado pela Emdec ajudou a ex-cobradora de ônibus a exercer melhor suas funções. “O curso ajudou a lidar melhor com as crianças e as situações do dia a dia”, relata.

O Projeto Ligado é similar ao PAI-Serviço oferecido pela Emdec, mas atua somente com crianças estudantes, levando e trazendo da escola. Hoje o Projeto possui 103 vans e microônibus atendendo em diversas cidades da RMC, de acordo com o Sindicato. Em todo o Estado são 165 veículos e 1600 crianças atendidas em 364 instituições, segundo o site do programa.

O transportador Geraldo Batista da Silva, 57, está há 13 anos no sistema, participava do antigo projeto Orca. Desde outubro opera no Ligado, em Hortolândia. “Antes lidava com a população idosa, agora estou aprendendo a trabalhar com as crianças. O curso ajudou a esclarecer dúvidas para entender melhor às necessidades dos alunos”, afirma.

Edilaine Almeida Martins de Oliveira, 26, começou recentemente no sistema, como monitora do veículo do sogro. Atua em Sumaré e diz que aprende muito com as crianças. “Elas são amorosas”, conta segurando a filha Isabele, de 3 anos, em uma mão e o certificado em outra. “O curso esclareceu como lidar em algumas situações que a gente não sabia”, afirma.

O curso da Emdec foi realizado em novembro e dezembro para seis turmas, em 5, 11, 12, 14 e 23 de novembro e 7 de dezembro .

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário