Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro - Gratuidade para estudantes e universitários começa a valer na segunda-feira


Universitários de baixa renda devem se cadastrar a partir do dia 10

01/02/2014 16:44:00

A Prefeitura do Rio informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública, universitários cotistas e do Programa Universidade para Todos (ProUni) já terão direto a 76 viagens de ônibus mensais e gratuitas. O benefício é automático para quem já tem o RioCard, sem necessidade de recadastro, mas o uso do cartão eletrônico não dispensa a necessidade de uniforme, em dias úteis, no caso dos estudantes. O benefício não é cumulativo e dá direito ao máximo de quatro viagens por dia, incluindo fins de mana e feriados, conforme decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial na última quinta-feira. Anteriormente, os alunos beneficiados tinham somente direito a 60 viagens por mês para serem utilizadas apenas em dias úteis.

Os universitários dos programas do Governo Federal de cotas ou Universidade para Todos, que antes pagam meia passagem e agora têm direito à gratuidade integral, receberão, a cada ano letivo, cartões eletrônicos contendo créditos de viagens de Bilhete Único Carioca (BUC). Antes do decreto, os universitários beneficiados podiam fazer 60 viagens mensais, exclusivamente nos dias úteis.

Já os universitários com renda familiar per capita de até um salário mínimo que, pelo decreto, agora também têm direito à gratuidade integral, devem dirigir-se às agências do RioCard da cidade do Rio de Janeiro, a partir do dia 10 de fevereiro, para efetuarem o cadastro. Neste caso, será preciso apresentar a comprovação de matrícula e renda. Os estudantes podem utilizar declaração de imposto de renda, contracheque atualizado dos responsáveis legais ou "autodeclaração" com assinatura de termo específico.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário