Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeito apresenta novos ônibus de Niterói

Qui, 31 de Maio de 2012 16:15


novos_onibus1


novos_onibus2


novos_onibus3



A plena acessibilidade para deficientes físicos e visuais será um dos destaques da futura frota de ônibus das linhas de transporte público coletivo de Niterói, que começarão a circular este ano com novos padrões de cores (vermelho e verde), e que foram apresentados nesta quarta-feira (30/05), no Caminho Niemeyer, pelo prefeito Jorge Roberto Silveira. A Prefeitura de Niterói, através da Nittrans e da Secretaria Municipal de Acessibilidade, está regulamentando os itens funcionais dos novos coletivos, com entrada e saída de passageiros em piso baixo, apropriado ao usuário de cadeira de rodas, e dispositivos visuais e sonoros, para melhor orientação dos deficientes visuais, além de ar condicionado em todos os veículos em circulação.
O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, destacou como fundamental  para o município essas mudanças. “Esta nova identidade dos ônibus vai facilitar a vida do usuário e é um passo importante na concretização do Plano Lerner”. Para o prefeito, passo a passo a cidade vai ganhando uma nova fisionomia no trânsito e contribuindo para melhoria do fluxo de carros, ao destacar que haverá uma redução de cerca de 150 ônibus circulando nas ruas da cidade. “São medidas que darão uma maior racionalidade no trânsito”, completou.
Os novos ônibus estão sendo encomendados à produção para substituição da frota na base de 50 coletivos por ano. Um manual está sendo elaborado para determinar a padronização interior dos novos veículos, que farão o transporte da população conforme definição do Plano de Transporte Público de Niterói, elaborado pela Prefeitura, através da Nittrans, com consultoria do urbanista Jaime Lerner.

O presidente da Niterói, Transporte e Trânsito (Nittrans), Sérgio Marcolini,  explica que “os novos ônibus representam um avanço em termos de
comodidade e também de eficiência no serviço oferecido aos usuários, com um padrão de mobilidade previsto pelo plano de transporte público elaborado pela Prefeitura”.

A substituição dos ônibus resulta de concessão pública efetuada este ano pela Prefeitura de Niterói, através de licitação, para operação do sistema de transporte por áreas de atuação, ficando o Consórcio TransNit, com a Área Operacional 1, e o Consórcio Transoceânico, com a Área Operacional 2.
Os ônibus de cor vermelha são das linhas da Área Operacional 1, que circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Barbara e Pé Pequeno. A Área Operacional II, com os ônibus em verde, farão o transporte em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santa Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário