Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sorocaba - Ônibus da Mulher faz cinco anos e realiza mais de 60 mil atendimentos

17/05/2012 17h20




Unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba, carinhosamente chamada de Ônibus Rosa, foi inaugurada no dia 18 de maio de 2007. Desde então, além de levar os serviços de saúde até a população feminina da cidade, coleciona histórias de vida e amizade.

No dia 18 de maio de 2007, o bairro Jacutinga, conhecido popularmente como Caixa Preta e localizado a cerca de 15 km do Centro de Sorocaba, recebia a visita de um ônibus totalmente rosa, com uma equipe formada só por mulheres. A população daquele bairro foi a primeira a conhecer e utilizar a unidade móvel de saúde da Prefeitura, inaugurada pelo prefeito Vitor Lippi na manhã daquele dia: o Ônibus da Mulher.
Na manhã daquela sexta-feira, há cinco anos, Lippi explicou que o objetivo do Ônibus da Mulher era aproximar as mulheres da rede pública de saúde, das ações de prevenção e do Programa de Planejamento Familiar, tão importante nas comunidades carentes. "Com este ônibus vamos superar o obstáculo da distância e a dificuldade de acesso que várias mulheres têm aos serviços de saúde", comentou, ao apresentar a então nova unidade móvel de saúde do município.
E o Ônibus Rosa – apelido que ganhou da população sorocabana – cumpriu o seu papel. Em cinco anos de funcionamento, realizou 63.421 atendimentos no total. Ao longo deste período, percorreu centenas de bairros, levando os serviços de saúde da mulher à população, garantindo a realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero, orientações sobre o auto-exame das mamas e os métodos contraceptivos disponíveis no Programa de Planejamento Familiar desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, entre outros atendimentos. A unidade também participa de eventos, como festas, mostras e feiras de saúde que contam com apoio da Prefeitura de Sorocaba.
"O Ônibus da Mulher foi uma ideia do prefeito Vitor Lippi, ideia que deu muito certo. O número de atendimentos realizados nestes cinco anos comprova que a população feminina da cidade aprovou esta unidade. E é por causa do sucesso do Ônibus Rosa que outras unidades móveis de saúde foram criadas, como é o caso do Ônibus do Homem e do Odontomóvel, que já estão em funcionamento", diz o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.
Paciente e amiga

A dona-de-casa Francisca de Souza Silva, moradora do Jacutinga, foi a primeira a utilizar os serviços oferecidos pelo Ônibus da Mulher. Logo após a inauguração da unidade móvel de saúde, ela subiu as escadas do veículo e se direcionou ao consultório. Era o primeiro dos mais de 60 mil atendimentos realizados pelo Ônibus Rosa.
"As meninas do Ônibus da Mulher foram super atenciosas comigo. Eu me senti muito à vontade quando fui atendida pela primeira vez na unidade. E achei maravilhosa a iniciativa da Prefeitura: agora as mulheres que moram em bairros distantes como eu podem cuidar da sua saúde, com um atendimento de primeira", declara Francisca.
Cinco anos depois, Francisca, hoje com 42 anos, continua paciente – e parceira – do Ônibus Rosa. "Muitas vezes eu dou o telefone da minha casa para as moradoras da região que precisam tirar alguma dúvida com as meninas da equipe do Ônibus, quando ele fica no bairro", conta. "Sempre que ele vem para o Jacutinga aproveito para fazer os exames. Também aproveito para bater papo, porque as meninas da unidade se tornaram boas amigas", completa.
E, além de Francisca, as duas filhas dela também. "E elas já falaram para as amigas delas aproveitar para cuidar da saúde, quando o Ônibus está perto da casa delas ou em um local de fácil acesso, como a praça central, por exemplo", diz.

Sobre o Ônibus Rosa

Totalmente adaptado e equipado, o Ônibus da Mulher oferece serviços de saúde para a população feminina. Os detalhes da unidade móvel foram elaborados para garantir conforto às pacientes e a funcionalidade do ônibus. Ele foi estrategicamente pintado de cor-de-rosa para garantir a identificação das mulheres com o veículo. A unidade dispõe de um toldo na área externa, para que as usuárias possam esperar pela consulta e também para palestras e orientações. No interior do veículo, há uma recepção e o consultório ginecológico, com todos os equipamentos necessários para os exames.
As mulheres não precisam agendar consulta, basta procurar o ônibus portando o Cartão do SUS, cuja agenda é divulgada pela Prefeitura. Quem procura a unidade recebe orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), exames de mama, coleta de papanicolau (o exame preventivo do câncer de colo uterino), consultas de enfermagem, pedidos e encaminhamentos de exames, como mamografia, por exemplo, e consultas com especialistas. Esses agendamentos são providenciados pela própria equipe do ônibus, que também entra em contato com a paciente e informa a data do atendimento na Policlínica Municipal ou em laboratórios conveniados.
Todas as etapas preparatórias do Programa de Planejamento Familiar também estão disponíveis no Ônibus da Mulher. Os casais interessados podem procurar a unidade sem agendar horário e serão informados sobre os métodos disponíveis. Se optarem pelos métodos temporários, como preservativo, pílula, diafragma ou anticoncepcional injetável, os casais podem recebê-lo no próprio local. Caso a opção seja pelos métodos definitivos (laqueadura ou vasectomia) os casais participam de uma reunião de grupo para esclarecer dúvidas e por avaliação com psicólogo para verificar a maturidade da decisão. Após esta etapa e a escolha do tipo de cirurgia, no próprio ônibus podem ser colhidos os exames pré-operatórios e feito o agendamento do procedimento.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário