Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Novos ônibus Viale BRT começam a circular no Rio de Janeiro


Veículos articulados começaram circular no primeiro corredor BRT da cidade carioca e utilizam conceitos inéditos de design, conforto e eficiência
Caxias do Sul (RS), 22 de maio 2012 -  Desde ontem, dia 21 de maio, 49 ônibus Marcopolo Viale BRT, o mais moderno produzido no Brasil, começaram a circular no trajeto entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Os novos veículos foram adquiridos pela Auto Viação Jabur Ltda. e vão atender o novo sistema Transoeste, corredor BRT da capital carioca.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem 19 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, este é o primeiro sistema de BRT em funcionamento no Brasil dentro dos mais modernos conceitos, com integração de diferentes modais, como o Metrô, já prevendo a Copa do Mundo de Futebol, de 2014. “Estamos muito orgulhosos em fornecer o nosso moderno ônibus para o sistema BRT mais avançado em utilização no País. É um exemplo que deve ser replicado para outras cidades brasileiras pelos importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana”, destaca Paulo Corso.

Os 49 novos ônibus Marcopolo Viale BRT têm desenho moderno e possuem chassi Mercedes-Benz. O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Conforto interno

Internamente, o Viale BRT oferece mais conforto, ergonomia e segurança. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.

Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada áudiovisual e gerenciamento de frota (dependendo de cada linha).

Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.

Fonte: Marcopolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário