Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Angelim participa da entrega de novos ônibus para o sistema de transporte público de Rio Branco

Qui, 24 de Maio de 2012 16:10








O prefeito Raimundo Angelim participou nesta quinta-feira, 24, da entrega de mais um lote de ônibus novos para o sistema de transporte coletivo de Rio Branco: são  mais oito novos veículo da empresa Floresta que começam  a atender a população de Rio Branco, alcançando 70% da renovação anunciada há um ano. O presidente da RBTrans, Ricardo Torres, comemorou a ação, lembrando que trata-se do cumprimento de acordo com o poder público.

A cerimônia foi realizada no estacionamento da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e contou com a presença de vereadores, lideranças comunitárias e empresários do ramo do transporte coletivo.  Todos os veículos são modelos 2012 e estão adaptados com plataforma para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos exclusivos para idosos, crianças e gestantes, além de dois exclusivos para pessoas obesas. Podem levar 70 sentadas e em pé. Os carros estão equipados com botões de solicitação de parada em braile, e possuem um moderno sistema de ventilação que diminui o calor em seu interior, além de iluminação com lâmpadas de LED, alça para passageiros em pé se apoiarem, poltrona acolchoada, saída de emergência e muito mais. A cerimônia contou com a presença dos vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Juracy Nogueira, e vereadores como Ariane Cadaxo e   Professor Roger;   além de diretores da empresa e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sindcol),Valdir Cavalcantee.


O prefeito citou todos as atividades que tiveram contribuição do sistema, como o fornecimento de camisetas e buss door sobre a campanha da dengue. Ações como essa foram responsáveis pela derrocada da doença em Rio Branco.

A entrega dos veículos faz parte do processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual. Ao longo da gestão de Raimundo Angelim foram aplicados mais de R$ 32 milhões em ações que melhoraram o sistema de trânsito e transporte público  com a implantação, por exemplo,  de sete  binários, abrigos para mototaxi, reforma e construção de abrigos para ônibus, readequação de cinco  quilômetros de vias cicláveis e redistribuição de 30 linhas de ônibus.A RBTrans estabeleceu parceria com a  Empresa Municipal de Urbanização, a Emurb,  para realizar a  pavimentação, manutenção e melhoria de mais  150  quilômetros  de vias públicas.

O prefeito destacou os novos sistemas de rastreamento dos ônibus, como a implantação do Centro de Controle Operacional,  que começa a funcionar depois da reforma do Terminal Urbano e fará o acompanhamento do transporte de modo que nenhum usuário espere mais que o necessário para sua locomoação, ou ocorram outros tipos de problemas com o horário.

Mais de 35 novos veículos até o final de 2012

Conforme lembrou Ricardo Torres, superintendente da RBTrans, em 2011 o sistema de transporte público recebeu  30 ônibus novos e ao final de 2012, é possível chegar com 37 novos veículo –com todos os itens de modernidade tecnológica, inclusive o sistema para poradores de necessidades especiais. “Este ano, ainda vamos comprar mais dez novos ônibus”, disse Valdir Cavalcante, presidente do Sindicato das Empresas do Transportes Coletivos do Acre (Sindcol). Além da política de modernização,  foram criadas  novas linhas de ônibus para os Bairros Jacarandá, Jequitibá, Ramal do Limoeiro, Shopping/UFAC e Shopping/Terminal Urbano. Também em 2011, a RBTrans um acordo para a utilização  de equipamentos de GPS em toda a frota,  o que permitirá um maior controle e gerenciamento sobre a operação dos coletivos.

A RBTrans comemora dez anos de criação em 2012. Nesse período, a Prefeitura ampliou de modo sistemático o cuidado  com a malha viária, fez a melhoria do sistema de transporte coletivo e  promoveu a reestruturação das linhas com  incorporação de quase quarenta novos ônibus.

Muitos avanços da iniciativa privada e modernização do poder público

A RBTrans recuperou vários  abrigos de ônibus e está construindo vários outros.  Todos eles usarão telhas de plástico, que já passaram por uma avaliação do departamento de engenharia da RBTrans.

O prefeito Angelim sempre  lembra que os novos veículos, além de serem zero quilômetro, contam com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança, além de atender às exigências legais e a mudança é fruto de um bom relacionamento da administração municipal com as empresas do setor, priorizando sempre o atendimento ao cidadão. “Vim para a Prefeitura para trabalhar”, disse Angelim.

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

Veículos de qualidade para o transporte da população


O prefeito Angelim lembra que os novos veículos, além de serem de fato novinhos,  contam com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança, além de atender às exigências legais e a mudança é fruto de um bom relacionamento da administração municipal com as empresas do setor, priorizando sempre o atendimento ao cidadão.

Com um investimento aproximado de mais  R$ 9 milhões, a empresa Floresta, com esse processo renova em 40% de sua frota e passa a oferecer mais qualidade e conforto para os usuários do transporte coletivo na capital. No total, a frota será renovada em 100%, o que representa a aquisição de mais 58 novos carros que devem integrar a frota ainda este ano.
Edmilson Ferreira
Foto: Marcos Vicentti

Fonte: Prefeitura de Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário