Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Conheça a linha mais curta e a mais longa do transporte de Curitiba

04/05/2012 12:10:00


principal



Duas linhas convencionais, aquelas dos ônibus amarelos, são as que fazem o percurso mais longo e também o mais curto do sistema de transporte de Curitiba. Com um itinerário de 11 quilômetros de extensão (ida e volta), a linha Alferes Poli é a que tem o roteiro mais curto.
Já a que vai mais longe entre um ponto e outro é a linha Abranches/Água Verde São 26,2 quilômetros de extensão que ligando o bairro da região norte até a região que fica no centro do mapa de Curitiba.
Servida por micro-ônibus especiais, a Alferes Poli transporta por dia, em média, 550 passageiros. Os ônibus passam nos pontos em intervalos de 21 minutos e o tempo de viagem de ida e volta é de 42 minutos.
A Água Verde / Abranches faz o maior percurso entre os ônibus e transporta cinco vezes mais passageiros que a Alferes Poli. O trajeto do centro ao norte de Curitiba e vice-versa é feito por cinco micro-ônibus nos horários de maior movimento e por quatro, nos demais horários.
O tempo de viagem de ida e volta é de cerca de 1 hora e 40 minutos. Os ônibus passam com intervalos de 20 minutos, em média. A linha transporta 2,8 mil passageiros por dia, e nas horas de maior movimento, o tráfego por viagem é de 193 usuários.

Alferes Poli - Os ônibus desta linha partem da praça Rui Barbosa, e o trajeto, até a Estação Fanny, é feito pela rua Desembargador Westphalen, avenida Iguaçu, ruas 24 de Maio, Chile, Lamenha Lins, Antônio Parolin Júnior, Brigadeiro Franco Maria Moscardi Fanini, avenida da República, ruas General Zenon Silva e Roberto Faria, por onde chegam à BR-476 e à estação.
No retorno, a partir da Fanny o tráfego é pela BR-476, ruas Antônio Bariquelo e Antônio Melilo, avenida da República, além das ruas Maria Moscardi Fanini, Brigadeiro Franco, Antônio Parolin Júnior, Lamenha Lins, João Parolin e Alferes Poli, chegando então à praça Rui Barbosa.
Abranches / Água Verde – Vindo da Água Verde em direção ao centro, os amarelinhos desta linha circulam pelas ruas Engenheiro Niepce da Silva, Ponta Grossa, avenida dos Estados, ruas Rio Grande do Sul, Monsenhor Manoel Vicente, Dom Pedro I, Professor Assis Gonçalves, Bento  Viana, Brasílio Itiberê, Alferes Poli, praça rui Barbosa, rua André de Barros e avenida Marechal Floriano, por onde alcançam o ponto mais central – a praça  Tiradentes.

O itinerário prossegue pela travessa Tobias de Macedo, ruas Alfredo Bufren e Presidente Faria, avenida João Gualberto, rua Heitor Stockler de França, avenida Candido de Abreu e ruas Senador Xavier da Silva e Mateus Leme, até chegar o ponto final, no Abranches, na rua Vitório João Brunor.

A volta, a partir dessa via, é feita pelas ruas Matheus Leme e Barão de Antonina, avenida Cândido de Abreu, rua Barão do erro Azul, travessa Nestor de Castro, alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, alameda Doutor Muricy, ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen, por onde chega à praça Rui Barbosa.

Daí em diante, os ônibus, em direção à Água Verde, seguem pela rua Alferes Poli, avenida Visconde de Guarapuava, ruas 24 de Maio, Engenheiros Rebouças, Lamenha Lins, Almirante Gonçalves e Alferes Ângelo Sampaio, quando alcançam a avenida Água Verde.  O trecho final do percurso é pelas ruas Professor Assis Gonçalves, Dom Pedro I, Monsenhor Manoel Vicente, João Rodolfo Schlenker, Paranaguá e Amazonas, chegando ao ponto final, na rua Engenheiro Niepce da Silva.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário