Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Caio Induscar tem primeira versão da nova carroceria para sistema BRT

21/05/2012




Para atender cada vez mais e melhor as necessidades dos clientes e demandas criadas pelo desenvolvimento dos grandes centros urbanos, a encarroçadora de ônibus Caio Induscar lança a primeira versão de uma nova carroceria para o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Serão lançadas todas as versões para atender ao sistema: biarticulados, articulados e alimentadores. 
O novo Millennium BRT está pronto para a realidade das condições de uso, já que teve seus projetos desenvolvidos após estudo da infraestrutura do sistema BRT, das diversas localidades do país. 

Testes diferenciais 
Como diferencial de mercado e para assegurar ao cliente estruturas resistentes e duráveis, evitando problemas de manutenção, todas as carrocerias são dimensionadas com o uso de cálculos estruturais, pelo método de elementos finitos, passando por testes de rodagem. 
A estrutura do veículo BRT foi desenvolvida utilizando-se materiais de alta resistência associados aos já consagrados conceitos e processos construtivos desenvolvidos pela engenharia da empresa. O veículo foi certificado por meio de provas de aquisição extensométrica realizadas em manobras de torção estática e passagem dinâmica em condições severas de carregamento pelos principais corredores de ônibus de São Paulo. Nesta metodologia, centenas de sensores são fixados em pontos estratégicos da estrutura, possibilitando o monitoramento das tensões e consequente previsão da durabilidade do
veículo. 

Design Externo 
Todas as carrocerias BRT têm o visual inspirado nos mais modernos sistemas de transporte mundial, transmitindo imponência, originalidade e rapidez operacional. 

Frente 
A frente aerodinâmica conta com uma extensa área envidraçada. Foi desenvolvido um novo conjunto ótico, com tecnologia em leds, light string e faróis elípticos, seguindo a tendência da indústria automobilística, sendo escamoteáveis para maior facilidade de manutenção. Possui dois tipos de retrovisores: um projetado e outro recuado, com luz de seta acoplada e sistema de acionamento elétrico opcional. 

Laterais
As laterais também possuem maior área envidraçada, áreas da região do rodado com design de superfície, baseadas na linha automobilística, e carenagem superior que se incorpora aos equipamentos instalados no teto. Contam também com novo projeto de portas envolventes, que faceiam a superfície lateral, evitando degraus e problemas com escovas dos lavadores, como os modelos europeus. 

Traseira 
O design traseiro segue linhas arredondadas, com grupo ótico especialmente desenvolvido para este projeto: todo em leds, lanterna em plástico injetado, trazendo maior harmonia de design. O vigia tem novo desenho, arredondado, grande área envidraçada, acompanhando as linhas do veículo.

Design interno 
Painel 
O design do painel acompanha as linhas externas, consistindo de acabamentos sem fixações aparentes, podendo contemplar o sistema multiplex. As tampas de inspeção foram projetadas para fácil acesso de manutenção. Conta ainda com itinerário frontal superior, acompanhando a curvatura do pára-brisa. 
Cockpit/Posto do motorista 
Para o desenvolvimento do cockpit, o projeto foi desenvolvido em 3D, resultando em maior ergonomia, com maior visualização e melhor alcance do motorista aos instrumentos do painel, aumentando também o campo de visão. Para os veículos sem porta no balanço dianteiro, tem a versão de cabine onde a divisória é totalmente de vidro, com porta de isolamento, proporcionando mais privacidade ecomodidade ao condutor; já para os modelos com porta no balanço dianteiro, têm a opção do cockpit com portinhola baixa, como nos padrões europeus. Os sistemas de ventilação e exaustão foram projetados para maior conforto do condutor, havendo também um grande trabalho na redução de ruídos. 
Salão 

• Duto 
Para o salão dos passageiros foi desenvolvido um duto de ar condicionado incorporando, ou não, placas de propaganda com novo design, que integra os balaústres, a iluminação interna em leds e as caixas de porta. 

• Anteparos 
Os anteparos de proteção dos passageiros contam com novo design, harmonizando-se com as linhas internas. 

• Cúpula Traseira 
A cúpula interna traseira comporta os diferentes tipos de itinerários oferecidos pelo mercado. 

• Novas poltronas 
O salão, entre outros destaques, tem novas poltronas, confeccionadas em plástico injetado, sendo mais leves, de simples manutenção, e pés com formato que facilita a locomoção e higienização no interior do veículo. São produzidas pela própria encarroçadora, após cerca de três anos de desenvolvimento e cálculos estruturais matemáticos, via software, testes estáticos e dinâmicos. 
Foram concebidas segundo os mais severos critérios internacionais de qualidade e durabilidade definidos pela APTA (American Public Transportation Associatian), segurança do ocupante (CONTRAN 316:2009) e acessibilidade (ABNT NBR 15570:2011). Modernas ferramentas de simulação biomecânica e ergonômica foram utilizadas durante o desenvolvimento - como o software utilizado na indústria automotiva em avaliações de conforto, através do cálculo da distribuição da pressão na pélvis do ocupante, além da avaliação da segurança na eventualidade de acidentes, possibilitando o cálculo de parâmetros biomecânicos. 
Complementando os testes virtuais, foram testadas e avaliadas em campo durante um ano, sendo coletados dados de ergonomia. São oferecidas três modelos: totalmente estofada, semi estofada e sem revestimento estofado. 

Lançamento da primeira versão 
A primeira versão lançada pela encarroçadora rodará em São Paulo. É biarticulada, piso baixo total e tem o posto do motorista na posição central, para facilitar o controle do ônibus e visibilidade. Atende a nova legislação Euro V. 
Seguindo o padrão SPTrans, tem comprimento de 26.610 mm e largura de 2.600 mm, com lotação de 47 passageiros sentados, posto do motorista, do cobrador, uma vaga para portador de necessidades especiais e 131 passageiros em pé. 
Uma segunda versão, será apresentada em seguida, trazendo ao mercado de ônibus ainda mais itens de modernidade em design e tecnologia. Serão divulgadas mais informações, próximo à data de lançamento. 

Fonte: Caio Induscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário