Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Viale BRT começa a circular em serviços urbanos no Rio de Janeiro


Marcopolo Viale BRT já começou a circular no Rio de Janeiro antes mesmo da inauguração do corredor BRT Transoeste. Mais conforto interno, maior capacidade de transporte de passageiros, sistemas de som e de monitoramento são alguns dos atributos do veículo que é considerado com design inovador. Quarenta e nove unidades estão em operação pela Auto Viação Jabour Ltda. Foto: Gelson Mello da Costa.

Viale BRT começa a circular em serviços urbanos no Rio de Janeiro
São 49 unidades que vão atender ao corredor Transoeste, mas que já fazem os serviços entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca

Mesmo antes da inauguração total do corredor BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste, que vai ligar a Barra da Tijuca ao bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que deve ter a primeira fase em operação no mês de junho, os veículos articulados que devem trafegar pelo sistema já estão em serviços.
Desde esta segunda-feira, dia 21 de maio, são 49 unidades do modelo Marcopolo Viale BRT, que fazem o itinerário entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca.
Os veículos foram comprados pela Auto Viação Jabour Ltda.
É um dos mais modernos modelos de ônibus articulados em circulação na atualidade.
Com design considerado avançado, a versão tem 19 metros de comprimento e capacidade para transportar 145 passageiros.
Os veículos da Jabour são encarroçados sobre chassi Mercedes Benz O 500 para uso urbano com piso na altura da plataforma das estações de embarque e desembarque do corredor.
Entre as inovações dos veículos apontadas pela Marcopolo estão painéis dentro dos ônibus que informam dados das linhas e previsão de quando o ônibus vai chegar aos pontos e sistema de som para comunicação entre os motoristas e os passageiros.
Além de maior conforto interno, com poltronas mais ergonômicas e iluminação que deixam o ambiente mais agradável, os materiais são leves o que garante menos gasto de combustível e de peças e mais rentabilidade ao dono de frota.
GPS, instalação de internet sem fio, câmeras de segurança e computador de bordo também podem fazer parte do pacote incluso neste modelo de ônibus.

Texto de ADAMO BAZANI
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário