Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 19 de maio de 2012

Rio de Janeiro - Começam testes com ônibus BRT, ainda sem passageiros

19/05/2012 13h32 






Sistema deve começar a funcionar em junho, mas aos poucos, em fases.
Previsão é de que ônibus estejam funcionando totalmente em agosto.


Do G1 RJ

O fim de semana é de testes para o novo sistema Bus Rapid Transit (BRT). Na manhã deste sábado, três dos novos ônibus articulados circularam na pista exclusiva e fizeram paradas em algumas estações. O corredor exclusivo vai ligar Santa Cruz, Campo Grande e outros bairros da Zona Oeste à Barra da Tijuca, com a meta de reduzir pela metade o tempo de viagem. O sistema BRT deve começar a funcionar efetivamente em junho, mas ainda aos poucos, em fases.
A altura do piso do ônibus articulado é igual ao do chão das estações, para facilitar o embarque e desembarque. Os veículos têm ar-condicionado, painéis eletrônicos e sistema de som para comunicação com os passageiros. O corredor exclusivo será usado apenas pelos ônibus articulados, cada um com capacidade para 140 passageiros. Os veículos só vão parar nas novas estações, muitas ainda em construção.
O sistema BRT parte do Terminal de Santa Cruz e percorre toda a região de Guaratiba. Depois, atravessa o novo Túnel da Grota Funda, chega à Avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, e segue até o Terminal Alvorada. Depois dos testes com os equipamentos, intensificados neste fim de semana, a prefeitura vai fazer testes com passageiros. O período de experiência vai ser de dez dias, mas ainda não tem data para começar.
O BRT começa a funcionar primeiro em horário restrito para testes, entre 10h e 15h, junto com três linhas alimentadoras do sistema nos bairros. Ao todo, dez estações vão estar abertas no trecho entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada. “Acho que vai ser bom, porque vai aumentar a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público”, comentou um rapaz. “Só depois desses testes, nós vamos abrir mais estações e iniciar o que a gente chama de Etapa 1, que é o serviço ligando Santa Cruz ao Terminal Alvorada, em todos os horários”, Sansão.
Em junho, o sistema começa a operar em 29 estações, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz. A passagem vai custar R$ 2,75 e vai dar direito ao passageiro de embarcar no ônibus comuns, das linhas alimentadoras nos bairros, e continuar a viagem nos ônibus articulados BRT a partir do Terminal Alvorada, por exemplo.
O Túnel da Grota Funda ainda está passando pelos últimos ajustes. O BRT também vai fazer a ligação entre o Terminal de Santa Cruz e Campo Grande, e só estará funcionando totalmente em agosto, segundo a previsão da prefeitura.

Fonte:  G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário