Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cidade festeja os 50 anos dos trólebus

Atualizado em: 12 ago 2013 às 09h

Símbolo de um importante capítulo na história do transporte público santista, o trólebus completou nesta segunda-feira (12) meio século de circulação ininterrupta na cidade. Uma comemoração, organizada pela prefeitura e CET, reuniu na Praça Mauá, autoridades, passageiros, funcionários e pesquisadores.
“Santos valoriza a sua história, e no caso do transporte coletivo não é diferente. Caminhamos para a modernidade sem perder o contato com as riquezas do passado. Os trólebus fizeram e ainda fazem parte da vida de muitos santistas”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Entre os avanços em curso no transporte público, destacou os novos ônibus que entraram em circulação, a preparação do sistema para o bilhete único (que permitirá pagar apenas uma passagem e utilizar diferentes linhas) e a construção do VLT. A cidade conta hoje com seis trólebus na linha 20, conforme destacou o presidente da CET, Antônio Carlos Silva Gonçalves. Um breve histórico dos 50 anos do sistema foi conferido na exposição de fotos montada no interior de um dos veículos. Durante todo o dia, as viagens nos trólebus foram gratuitas.
HOMENAGENS
Entre os homenageados, o ex-trolista Ezequias dos Santos, 76 anos, teve a oportunidade de reencontrar uma passageira, Helliete de Carvalho, que durante anos utilizou o mesmo coletivo. “A viagem de trólebus era bastante agradável, suave e sem solavancos”, disse ela.
Quadros reproduzindo reportagem do jornal A Tribuna sobre a inauguração do sistema também foram entregues aos funcionários Carlos Lourenço, Manoel Lourenço Gonçalves, Mauricio Machado, Secundino Duarte Perez, Manoel Messias da Silva Filho e Odenil Pereira Gois; ao presidente do Movimento Respira São Paulo, Norberto Pollak, e ao pesquisador Airton Camargo e Silva. Entre os presentes, o deputado estadual Fernando Capez, secretários municipais e diretores da CET.
Fotos: Francisco Arrais e Isabela Carrari



Secundino Duarte Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário