Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Baixada Santista - VLT estará rodando em 2014

    Trem

   Estação

Nota

 A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo) quer colocar para rodar os primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) a partir de agosto de 2014 em "operação assistida". Ou seja, a população fará viagens monitoradas durante alguns meses para se acostumar com o novo meio de transporte

    Inicialmente, o horário de funcionamento  será das 10 às 14 horas e ampliado gradualmente. Além disso, trata-se de um período importante de testes com o objetivo de verifcar o desempenho dos equipamentos e dos trabalhadores em uma situação de funcionamento normal.

    Essa fase de testes vai até fevereiro de 2015, quando a estatal terá número suficiente de trens para atender a população aque utilizará esse primeiro trecho. Isto é entre a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, e a Avenida Conselheiro Nébias (na altura da Av. Francisco Glicério, na Encruzilhada, em Santos).

    Também haverá uma extensão da Conselheiro Nébias até a região do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no bairro Outeirinhos, onde ficará a garagem dos trens.


    O primeiro dos 22 VLTs (cada um terá sete vagões) chegará em maio do próximo ano, conforme previsto em contrato, todos serão entregues até maio de 2015. A estimativa é que 70 mil pessoas por dia utilizem o VLT. Cada veículo terá capacidade para transportar até 400 passageiros. O serviço não funcionará 24 horas, devido ao trabalho de manutenção dos trens.


TRENS PODERÃO ATENDER OS BAIRROS DA ZONA NOROESTE, EM SANTOS.

    A EMTU tem a idéia de fazer uma ligação direta do VLT entre São Vicente e o bairro do Valongo, o que beneficiaria diretamente os moradores da Zona Noroeste, em Santos. Os trens sairiam da Avenida Antonio Emmerich em São Vicente, e seguiriam pela Avenida Nossa Senhora de Fátima.



TERCEIRA ETAPA.

    A EMTU ainda vai desenvolver o projeto básico para o trajeto entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Ferry Boat, assim como o trecho entre Esplanda dos Barreiros e Samaritá (7,4 km de extensão) que terminará em dezembro.

    A ponte dos Barreiros está condenada e precisaria ser refeita com duas faixas de rolamento e com o VLT passando no meio.


Fotos: Divulgação

Texto: Sandro Thadeu (Jornal A Tribuna)

Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário