Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 18 de agosto de 2013

Contagem debate Plano de Mobilidade Urbana

16/08/2013 15:43:46

Lucas Santos

A prefeitura vai investir, inicialmente, cerca de R$ 200 milhões no setor

Os desafios da mobilidade urbana em Contagem foi pauta da 2ª rodada de Seminário de Lançamento do Planejamento Participativo 2014/2017, com o tema "Um novo projeto de desenvolvimento para Contagem", nessa quinta-feira (15/8). Participaram do debate o prefeito Carlin Moura; o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE); o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sant Clair; o presidente da Transcon, Agostinho da Silveira; a secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano, Paula Perim e o coordenador do Instituto de Mobilidade Urbana de Curitiba, Márcio Augusto de Toledo Teixeira.
O prefeito Carlin Moura ressaltou a importância do debate. "É um momento único em Contagem, pois vamos debater o grande desafio das cidades, que é a mobilidade urbana". Destacou ainda que o governo federal destinou cerca de R$ 200 milhões para a mobilidade urbana em Contagem.
Segundo informações do Portal Mobilize, que defende a mobilidade urbana sustentável, a frota brasileira de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos. O excesso de veículos resultam em desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de ocupação do espaço público.
Neste contexto, o senador Inácio Arruda defende as políticas de planejamento para fomento do transporte público, principalmente investimentos no metrô. Ele relata a triste realidade das duas maiores cidades do país, Rio e São Paulo, por não terem nem sequer 100 quilômetros de rede metroviária. "Nenhuma cidade do país está ligada a outra por meio do metrô", conclui.


Realidade da Cidade
No evento, o presidente da Transcon, Agostinho Silveira, fez um diagnóstico da atual situação do trânsito da cidade. Atualmente, circulam 1.150 ônibus, destes, 303 rodam apenas em Contagem. A cidade conta com cerca de 300 mil veículos, ao somar os automóveis oriundos dos municípios vizinhos, no total 620 mil circulam diariamente no município. "Além disso, cerca de 1 milhão de pessoas passam por Contagem todos os dias", ressalta.
Inspiração em Curitiba
Márcio Augusto de Toledo Teixeira, coordenador do Instituto de Mobilidade Urbana de Curitiba, relatou as experiências da cidade. Curitiba conta com uma população de 1,7 milhão de habitantes, que somados à região metropolitana, contabilizam-se mais de 3 milhões de pessoas. Curitiba se manteve com o maior número de veículos entre as cidades paranaenses, com frota de 1,3 milhão de carros em 2012. Porém, o planejamento da cidade, com vista no trânsito, começou a ser debatido já em 1943. O chamado Plano Agache previa o crescimento da cidade, definição de áreas para habitação, serviços e indústrias, reestruturação viária e medidas de saneamento. Outra importante ação da cidade foi a Rede Integrada de Transporte, que inclui vias exclusivas para o tráfego de ônibus expressos. Os ônibus são divididos em três seções ligadas por conexões sanfonadas (biarticulados) e param em estações especiais, com acesso para deficientes. O sistema é utilizado por 85% da população de Curitiba.
Propostas para Contagem
Em Contagem, foi aprovado a criação do Instituto de Mobilidade Urbana, que será coordenado pela secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano, Paula Perim. A medida já mostra resultado. Paula Perim apresentou as diretrizes para a Mobilidade Urbana de Contagem. Dentre as ações ,  a implantação do sistema de transporte integrado de Contagem à RMBH, integração do sistema de transporte público à malha urbana municipal e estruturação e criação de novos corredores, garantindo o acesso do transporte coletivo para todas as regiões, além da diminuição do tempo de viagem e melhoria da integração entre os bairros. Está previsto a criação de cinco grandes terminais interligados, além de seis estações. Três serão intermunicipais. Outras medidas visam a construção de viadutos e alteração no trânsito na Cidade Industrial, próximo ao Shopping Itaú.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário