Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

São Paulo - Capital ganha mais 10 km de faixas exclusivas para ônibus

19/08/2013 15h37

Ao todo, são 10,5 quilômetros de faixas instaladas na nesta segunda (19), dos quais 4,8km são na Brigadeiro Luís Antônio. As avenidas Francisco Matarazzo e Águia de Haia e na rua João Teodoro também foram contempladas com a medida.
A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (19) a faixa exclusiva para ônibus da avenida Brigadeiro Luís Antônio, no sentido Centro, com a extensão de 4,8 quilômetros. O trecho vai da praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula. Além disso, foram implantadas as faixas nas avenidas Francisco Matarazzo e Águia de Haia e rua João Teodoro, em um total de 10,5 km.
A nova faixa na Brigadeiro, segunda a CET, está localizada à direita da via e funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. No sentido do bairro, foi colocada a faixa exclusiva complementar, a já existente no contra-fluxo do tráfego geral, a qual interliga todos os trechos da avenida nesse sentido.
A medida está inserida na "Operação Dá Licença Para o Ônibus", cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, desta forma contribuir para a melhoria do desempenho dos ônibus. Atualmente, cerca de 130 km de faixas já foram instalados este ano na cidade.
Mais velocidade
Segundo dados da CET coletados entre os dias 5 a 9 de agosto, a velocidade dos ônibus aumentou 108% na segunda etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul. O melhor desempenho da velocidade foi registrado no sentido Centro, no período da tarde, no qual passou de 13,23 Km/h para 27,50 Km/h

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário