Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rio de Janeiro - Prefeitura apresenta mudança de itinerários de ônibus para Vigília do Resgate


22/08/2013 17:18:00

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), informa que, em função da realização, nesta sexta-feira (23/08), da Vigília do Resgate, no Sambódromo, haverá mudança de itinerários de ônibus na região.

As interdições no Centro começam a partir das 20h desta sexta-feira. O evento terá início às 23h com previsão de término às 4h30 deste sábado (24/08). Organizadores avaliam um público de 70 mil pessoas no local.

A operação contará com a atuação de 280 agentes de trânsito da prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, além de 60 motocicletas, 25 veículos operacionais e seis reboques da CET-Rio, que estarão posicionados em pontos estratégicos para a rápida desobstrução das vias.

Os agentes irão manter a fluidez do trânsito, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Além disso, 18 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, orientarão os motoristas quanto às alterações na circulação, vias bloqueadas e condições do tráfego.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda região impactada pela interdição, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento.

Os reboques da SEOP estarão circulando por toda a região, fiscalizando irregularidades de estacionamento. Os veículos estacionados em locais proibidos serão removidos para os depósitos públicos.

MUDANÇA DE ITINERÁRIOS DE LINHAS REGULARES DE ÔNIBUS
1. a partir das 20h: linhas que circulam na Avenida Presidente Vargas (sentido Candelária), provenientes da Avenida Francisco Bicalho, deverão seguir pela pista central da Avenida Presidente Vargas, utilizando os acessos da pista central para a pista lateral, que não estiverem bloqueadas, de acordo com seus destinos;

2. a partir das 20h: linhas que circulam na Avenida Presidente Vargas (sentido Candelária), provenientes da Praça da Bandeira, poderão seguir pela pista central da Avenida Presidente Vargas ou pela Rua Afonso Cavalcanti, de acordo com seus destinos;


3. a partir das 21h: linhas que circulam na Avenida Rio Branco, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia, provenientes da Praça Mauá ou da Avenida Presidente Vargas, deverão seguir pelo Mergulhão da Praça XV;


4. a partir das 21h: linhas que circulam na Rua Salvador de Sá, provenientes da Rua Frei Caneca ou da Avenida Mem de Sá, deverão seguir pela Rua de Santana;


5. a partir das 22h: linhas que circulam na Avenida Presidente Vargas (sentido Praça da Bandeira), deverão seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, utilizando os acessos da pista lateral para a pista central, que não estiverem bloqueadas, de acordo com seus destinos.


PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

20h – Interdição da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da passarela em frente à prefeitura.


21h – Interdição da Avenida Salvador de Sá, a partir do Batalhão da Polícia Militar;


21h – Interdição da Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia;


22h – Interdição da pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, a partir da Avenida Rio Branco.


Os horários são referenciais, podendo ser alterados por decisão da CET-Rio, de acordo com as condições do trânsito e com o objetivo de garantir a circulação do tráfego na região assim como a segurança no deslocamento dos pedestres.


DESVIOS

Para o fechamento da Avenida Presidente Vargas, será feito desvio para a Rua Afonso Cavalcante ou para a pista central através de agulha provisória aberta no local.


Para a interdição da Avenida Salvador de Sá, o desvio será feito pelo Elevado 31 de Março e Avenida Presidente Vargas


Para a interdição da Avenida Rio Branco, será feito desvio pela Avenida Passos e Mergulhão da Praça XV

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Para garantir uma melhor circulação no Centro, estará proibido o estacionamento nos seguintes locais, a partir de 0h do dia 23/08:


- Vias dentro do polígono formado pela Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Primeiro de Março e Avenida Presidente Vargas;
- Rua Couto de Magalhães;
- Avenida Pedro II;
- Rua Carmo Neto.
Neste sábado (24/08), não funcionará o estacionamento especial na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, que normalmente é utilizado pelos frequentadores da SAARA.

COMO CHEGAR

Deverá ser utilizado o sistema de transporte público coletivo.
- TREM: utilizar a estação Central do Brasil;
- METRÔ: utilizar a estação Central;
- ÔNIBUS REGULARES: diversas linhas passam pelo local do evento, provenientes de todas as regiões da cidade;
- ÔNIBUS FRETADOS: está autorizada a chegada de até 500 ônibus fretados apenas vindos de cidades fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, previamente cadastrados pelos organizadores do evento. Esses ônibus deverão se dirigir para pontos pré-determinados, onde aguardarão o momento oportuno para serem conduzidos pelos motociclistas da Guarda Municipal e da CET-Rio para desembarque próximo ao local do evento. Os pontos pré-determinados serão os seguintes:
- Rua Couto de Magalhães, em Benfica, para os ônibus que chegarem pela Avenida Brasil.
- Avenida Pedro II, em São Cristóvão, para os ônibus provenientes da Linha Vermelha e da Ponte Rio- Niterói.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário