Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rio de Janeiro - Novo esquema de trânsito e transportes na região do Porto Maravilha


23/08/2013 10:27:00

A Prefeitura do Rio informa que novas alterações no esquema de trânsito e transportes serão realizadas neste fim de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Zona Portuária, para a continuidade das obras do Porto Maravilha.

Neste sábado, dia 24, a partir das 8h, a Rua Sousa e Silva será liberada ao trânsito, no trecho entre as avenidas Venezuela e Rodrigues Alves. Com a reabertura, os ônibus municipais e intermunicipais, que atualmente precisam retornar pela Praça Mauá para acessar a Avenida Rodrigues Alves, poderão utilizar a Rua Sousa e Silva e reduzir o percurso em 1,8 km.

MUDANÇA NO ITINERÁRIO DE LINHAS MUNICIPAIS COM A LIBERAÇÃO DA RUA SOUSA E SILVA
► As Linhas 315, 355, 396 e 957 provenientes do Túnel João Ricardo / Rua Rivadávia Correa, com destino à Avenida Rodrigues Alves / Avenida Brasil, seguirão o seguinte itinerário, de 0h as 24h:
..., Túnel João Ricardo, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, ...



MUDANÇA NO ITINERÁRIO DE LINHAS INTERMUNICIPAIS COM A LIBERAÇÃO DA RUA SOUSA E SILVA


► Linhas provenientes do Terminal Américo Fontenelle com destino à Avenida Rodrigues Alves seguirão o seguinte itinerário, de 0h as 11h
..., Túnel João Ricardo, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Av. Venezuela, Rua Sousa e Silva, Av. Rodrigues Alves, ...


No domingo, dia 25, a partir das 6h, a Avenida Pedro II, na pista sentido São Cristóvão, no trecho entre a Avenida Francisco Bicalho e a Rua Melo e Souza, será interditada por 30 dias. O fechamento da rua é necessário à montagem do guindaste responsável pelo içamento das vigas da nova alça de descida do Viaduto do Gasômetro, que fará a ligação do elevado com a Via Binário do Porto.

O itinerário da linha de ônibus 261 (Marechal Hermes x Castelo – Circular) proveniente da Avenida Francisco Bicalho em direção à Avenida Pedro II (com destino ao bairro de São Cristóvão) passará a ter o seguinte: (...) Avenida Francisco Bicalho, Rua Francisco Eugênio, Rua Gotemburgo, Avenida Pedro II, Rua Figueira de Melo (...)

Com a interdição parcial da Avenida Pedro II, os usuários devem utilizar o ponto da Avenida Francisco Bicalho em frente à Usina do Asfalto, entre a Avenida Pedro II e a Rua Idalina Senra (ver mapa abaixo).

Via Binário do Porto
Com 3.500 metros de extensão, paralela à Avenida Rodrigues Alves, a Via Binário do Porto terá três faixas por sentido e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao centro da cidade, abrindo novos caminhos nesta área. Em um dos sentidos, fará a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro, em construção.

A substituição do Elevado da Perimetral pela nova Via Expressa (modernização e ampliação da Avenida Rodrigues Alves que terá 5.050 metros, sendo 2.570 metros em túnel), combinada à Via Binário do Porto, aumentará a capacidade de tráfego na Região Portuária em 27%, contribuindo para um novo padrão de mobilidade urbana, conforme aponta atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança, de julho de 2013. A Via Binário do Porto terá papel importante no escoamento do tráfego da Perimetral durante o processo de substituição do elevado.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário