Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Família Constantino amplia atuação em Ribeirão Preto




Pedro Constantino é dono agora das Transcorp. Família também controla a Turb 
ADAMO BAZANI – CBN 
Com Folha de São Paulo – Ribeirão Preto 

A família do fundador da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira, é conhecida por deter uma parcela significativa de empresas de ônibus em todo o País. 
Em algumas cidades, a concentração da família aumenta, como em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo. 
A empresa Transcorp, que integra o Consórcio Pró-Urbano foi comprada por Pedro Constantino, primo dos fundadores da Gol e, em Ribeirão Preto, donos de outra empresa de ônibus do mesmo consórcio, a Turb. 
Pedro Constantino chegou a consultar a prefeita, Darcy Vera, por se tratar de serviços de concessão. Mas pelo negócio ser compra direta, sendo transação entre empresas, a prefeita entendeu que o poder público não precisa se interferir. 
Postura diferente de algumas cidades, como em Mauá, por exemplo, em a prefeitura quis intermediar a venda da Leblon para a Estrela de Mauá e até move ações judiciais tendo a Estrela como parte interessada ( Veja no link: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/08/26/baltazar-estrela-de-maua-donisete-braga/
O negócio em Ribeirão Preto deve ser concluído nesta semana, com valor de R$ 30 milhões. 
A Transcorp também opera em outras regiões, como Paulínia, também no interior de São Paulo. A companhia pertence à família do presidente da Passaredo Linhas Aéreas, José Luiz Felício Filho, e está em recuperação judicial. 
Nesta segunda-feira, Pedro Constantino se reuniu com representantes das outras companhias do Consórcio: Rápido D’Oeste, Sertran (Sertãozinho Transportes e Serviços Ltda) e Turb. 
Pedro não fala em oligopólio. Ele alega que o fato de pertencer à mesma família, não significa que o negócio seja do mesmo grupo empresarial. 
Mesma manobra é usada pelos Constantino na licitação dos transportes no Distrito Federal. 
Constantino de Oliveira possui empresas de ônibus urbanos e rodoviários em vários estados. 
Nos anos de 1980, ele criou e liderou o Grupo dos Mineiros, constituído por Ronan Maria Pinto (Santo André – SP), Baltazar José de Sousa (Mauá – SP), Renato Fernandes Soares (São Bernardo do Campo – SP), Mário Elísio Jacinto (Imperatriz – MA) e nomes ligados a ele que nunca atuaram com ônibus, surgem no setor de transportes coletivos, como David Barioni Neto, da Estrela de Mauá, empresa criada por Baltazar José de Sousa, que desde julho de 2012 tem Barioni como presidente. Barioni foi executivo de Constantino na Gol. 
Der acordo com a Folha, em Ribeirão Preto, Pedro Constantino deve arrematar a empresa apenas pagando as dívidas da companhia: 

O consórcio Pró-Urbano, do qual a Transcorp faz parte com 30%, entrou com uma ação na Justiça no começo deste ano para “legalizar” o descumprimento do contrato. O grupo alega desequilíbrio financeiro para fazer os investimentos previstos. 
Segundo Constantino, em função desse desequilíbrio, a dívida da Transcorp aumentou. De acordo com ele, existe a possibilidade do pagamento pela aquisição ficar apenas com a dívida. O valor está sendo auditado e deve ultrapassar R$ 30 milhões. 
“A situação é tão complicada que a dívida da empresa [Transcorp] era tão alta que a coisa [transação] está ficando pelo valor da dívida”. 



Consórcio de empresas do transporte público 



Transcorp 
103 ônibus 



Turb 
101 ônibus 



Rápido D’Oeste 
103 ônibus 



Sertran 
38 ônibus 

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes 


Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário