Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 24 de agosto de 2013

São Paulo - Mais 7,5 km de faixas exclusivas de ônibus entram em operação na segunda

23/08/2013 13h20


Quarta etapa da faixa exclusiva no Eixo Norte/Sul entra em operação nesta segunda. Desde janeiro a Prefeitura já implantou mais de 128 km de faixas exclusivas na cidade
A Prefeitura inaugura nesta segunda-feira (26) a quarta e última etapa da faixa exclusiva para ônibus no Eixo Norte/Sul. o trecho será na avenida Senador Teotônio Vilela, com extensão de 1,25 km, da avenida do Jangadeiro até a avenida Atlântica (Largo do Rio Bonito), e valerá em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas.

Zona Norte
Além deste trecho, também serão inauguradas faixas na avenida Nova Cantareira, na rua Domingos Calheiros, avenida Tucuruvi, avenida Sezefredo Fagundes, rua Monte D’ouro, avenida água Fria, ruas Maria Cândida e Olavo Egídio e na Rua do Lavapés/Rua da Independência, totalizando 7,5 km de faixas exclusivas.

Balanço
De janeiro até agora, a Prefeitura instalou 128,56 km de novas faixas exclusivas para ônibus na capital. Somadas as ativações desta segunda-feira, a cidade passa a dispor de 136,06 km no total. A meta é implantar 220 km de faixas exclusivas até o fim de 2013. 

A iniciativa faz parte da ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

Melhora do fluxo
Segundo estudo preliminar de velocidade elaborado pela CET, os resultados positivos decorrentes da implantação das faixas exclusivas já podem ser observados. A velocidade dos ônibus no Corredor Norte-Sul aumentou até 58,8% no sentido Centro, no pico da manhã, saltando de 15,16 km/h para 24,08 km/h. No sentido bairro, a velocidade média dos coletivos aumentou 30%, saindo de 17,32 km/h para 22,52 km/h. A maior rapidez beneficia mais de 460 mil passageiros por dia.

Além do Corredor Norte-Sul, a Prefeitura implantou faixas para ônibus em outras grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros, a avenida Paulista.

Fiscalização e Trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário