Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 24 de agosto de 2013

Roteiro do Ônibus Cultural de Vinhedo em setembro resgata a Independência do Brasil


21 de Agosto de 2013


Em setembro, o Ônibus Cultural, iniciativa da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, faz uma viagem especial para São Paulo, em comemoração a Independência do Brasil, comemorada no dia 7 desse mês no ano de 1822. O passeio com saída às 8h30 da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Osvaldo Cruz (antigo Centro de Convivência), será dia 1º de setembro.
 
No roteiro do Ônibus Cultural estão locais ligados a essa data, com destaque para o Parque da Independência, Monumento à Independência e a Casa do Grito, na região onde Dom Pedro I bradou a célebre frase “Independência ou Morte”.
 
Uma boa notícia é que além dos responsáveis pela Secretaria de Cultura e Turismo que sempre acompanham os visitantes vinhedenses, desta vez a programação terá or eforço de dois monitores do Departamento de Turismo, também da Prefeitura, que irão contar a história de cada um dos locais visitados.
 
As inscrições são limitadas à capacidade dos ônibus e devem ser realizadas nos dias 26 e 27 de agosto, na Secretaria de Cultura e Turismo, Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, das 08h30 às 17h00.
 
Morador deve apresentar RG e comprovante de endereço e pode fazer a sua inscrição e de mais uma pessoa.
 
Roteiro do Ônibus Cultural
 
1
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte 
A chegada de Dom Pedro a São Paulo foi anunciada pelos sinos desta igreja. Construída em 1810 numa colina na entrada da cidade, era conhecida como "a igreja das boas notícias".
 
2
Pateo do Collegio
Não bastasse ser o local de fundação da cidade de São Paulo, o pátio do colégio também tem grande representatividade na Independência do Brasil.
 
3
Solar da Marquesa de Santos
 
Dom Pedro conheceu Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, na viagem a São Paulo, alguns dias antes da Independência, em Agosto de 1822.
 
4
Praça do Patriarca
 
Essa praça - uma das mais movimentadas da cidade - foi nomeada em 1922 como "Praça Patriarca José Bonifácio", nome que em 1953 foi alterado para a forma atual. Homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, considerado o autor intelectual do processo de Independência.
 
5
Almoço no Bairro da Liberdade
 
 
6
Parque da Independência
 
Área verde de 161.300m² que abriga o Museu do Ipiranga, atualmente interditado, e seu jardim, o Monumento à Independência, a Casa do Grito, um viveiro de palntas e o Museu de Zoologia. Esse conjunto é tombado pelos orgãos do patrimônio histórico em esfera municipal, estadual e federal
 
7
Monumento à Independência - O Grito do Ipiranga
Esse foi o local exato no qual foi declarada a Independência do Brasil.
 
8
Casa do Grito – Brado do Ipiranga
 
Embora o documento mais antigo referente a esse imóvel seja de 1844, ele recebeu este nome por aparecer na tela  “Independência ou Morte" do pintor Pedro Américo. 
Fonte: Prefeitura de Vinhedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário