Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aracaju - João Alves cumpre o compromisso e apresenta nova empresa de ônibus

31/07/2013 - 17h19

clique para fazer download
Foto: Pedro Leite


O prefeito João Alves Filho anunciou na manhã de hoje, 31, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a empresa que operará no transporte coletivo em substituição a VCA. A Atalaia é uma companhia pernambucana que nasce da fusão de outras três empresas para atender as exigências das prefeituras que fazem parte do Sistema de Transporte Integrado.
A contratação de uma nova empresa de transporte para a Grande Aracaju faz parte dos investimentos em mobilidade urbana. Mais um compromisso de campanha cumprido pelo prefeito de Aracaju. João Alves durante coletiva, disse que há aproximadamente 30 anos, sucessivas administrações vinham e trabalhavam com contratos precários, sem licitação. O que levou a uma degradação do transporte público.
"Para consertar esses erros não foi fácil. O projeto está pronto. A licitação que seria feita na gestão anterior seria uma tragédia para a população da Grande Aracaju que teria que pagar duas passagens para se deslocar entre os municípios. Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro são os municípios que estão interligados. Não foi fácil achar uma empresa de transporte que tivesse experiência no ramo, idoneidade e condições de trazer os 150 ônibus que precisamos, especialmente por não podermos dar a garantia de que ganharia a licitação", explicou o prefeito.
De acordo com a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles, foi uma tarefa árdua encontrar uma empresa que se enquadrasse nas condições exigidas pela prefeitura. "Confesso que em alguns momentos achei que essa barreira era intransponível. Sempre nos colocamos de forma transparente para todas as empresas que nos relacionavamos, aliás, essa era uma das premissas básicas para que pudéssemos iniciar essa relação".
"Uma grande empresa do Centro Oeste nos procurou e perguntou qual a garantia que a prefeitura daria para que ela permanecesse no sistema, respondemos que nenhuma, pois a meta que persegue a prefeitura de Aracaju, juntamente com os municípios da região da Grande Aracaju, são as condições legais da licitação do transporte público. Apresentamos hoje uma empresa que tem uma história no transporte coletivo em nosso país e fora dele", informou a secretária.
Novos ônibus
Nascida da fusão entre as empresas Itamaracá Transportes, RCR Locações e AR Consultoria de Transportes, a Atalaia Transportes já opera no Brasil e na África e chega à Aracaju iniciando suas atividades no sábado, dia 03 de agosto com 40 veículos, desses, 10 serão do modelo sanfonado, podendo transportar o dobro de passageiros.
De acordo o diretor da Atalaia Transportes, Alberto Almeida, os 146 ônibus chegarão paulatinamente num prazo máximo de 75 dias. "Viemos com o compromisso e a responsabilidade de atender os requisitos exigidos pela da prefeitura. Estamos no transporte por amor ao negócio. Todos os componentes do grupo são criados no transporte público, o que gera um sentimento muito maior por desenvolver o trabalho com mais responsabilidade".
Segundo Alberto, o prefeito João Alves é um homem compromissado com o povo da Grande Aracaju e pediu prioridade a Atalaia Transportes que contratasse os ex-funcionários da VCA. "Cumpriremos tudo que foi pactuado. Começaremos a operar no sábado com a primeira linha. A medida em que a fábrica for entregando os ônibus vamos colocando os veículos nas linhas. Estamos priorizando os funcionários que são especializados no setor de transporte, ou seja, o quadro pessoal que foi da antiga operadora. Um compromisso assumido com o prefeito e com a secretária de não deixar esses trabalhadores sem emprego", garantiu o diretor da Atalaia Transportes.
Na próxima semana será apresentado um protótipo do BRT, que passará o dia exposto aos aracajuanos, que será mais um meio de transporte que irá percorrer as principais avenidas da capital, especialmente na futura "avenidona", a Perimetral Oeste. A avenida, quando concluída, vai ser um marco nas ações pela mobilidade urbana da capital.
Licitação
Após o anúncio, o prefeito participou de audiência na 12ª Vara Cível do Fórum Gumersindo Bessa, com os prefeitos Fábio Henrique, de Nossa Senhora do Socorro, Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, e Rivanda Batalha, de São Cristóvão. O objetivo foi buscar soluções para o problema do transporte público.
Entre os presentes estavam também o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Mercílio Pinto, o Juíz Rafael Silva, e o Procurador do Estado Marcelo Aguiar, que juntos, acataram a decisão dos prefeitos e acertaram que dentro de 120 dias o Governo do Estado deve enviar um Projeto de Lei para a criação do consórcio entre a cidade de Aracaju e os outros três municípios. Em seguida, deverá ser apresentado um edital para a licitação do transporte público, onde o intuito é manter o sistema integrado entre eles, beneficiando os usuários.
Segundo o promotor Mercílio Pinto, "caso esse prazo não seja cumprido a população irá sofrer, nós vamos pugnar pelo cumprimento dessa decisão mas quem for o culpado pagará por esse ônus".   
De acordo com o prefeito João Alves Filho, a parceria entre os municípios e o Estado será de grande valia para a população, que é a vítima de toda essa problemática.
"Acredito que nenhum deputado será contra esse consórcio, pois é algo muito bom para todos que precisam utilizar o transporte. Conhecendo o espírito público dos nossos deputados eu tenho certeza que eles vibrarão com o projeto que será enviado pelo Governo do Estado e levará mais qualidade de vida para mais de 40% da população. Eu poderia muito bem só privilegiar a nossa capital, mas isso seria uma injustiça. Se eu fizesse isso seria um retrocesso, pois na gestão anterior foi aprovado o projeto da licitação, mas que só envolvia Aracaju, e não a integração da nossa capital com os municípios vizinhos, o que a meu ver foi um grande equívoco. Assim, eu agrediria a história e não seria justo com o trabalhador", confessou João.
De acordo com o Procurador Geral do Município de Aracaju, Carlos Pinna Júnior, a audiência foi histórica, destacando que foi um passo importante da atual gestão municipal de Aracaju. "Esse problema é algo que se arrasta por décadas em nosso município, e o prefeito João Alves, com a sensibilidade e o compromisso administrativo que marcam a sua gestão, vem dar um passo fundamental para agregar a população", finalizou.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário