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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ônibus: Volkswagen dá um passinho à frente

22/07/2011  - Fotos: Divulgação


Ônibus: Volkswagen dá um passinho à frente
Linha 2012 da Volksbus é a primeira participação dos produtos MAN no Brasil
 



por Rodrigo Machado
Auto Press
 
Pela primeira vez desde a compra da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em 2009, a MAN começa a vender seus produtos próprios no Brasil. No primeiro momento, as novidades chegam ainda camufladas nos ônibus sob a logo da Volks. Mas em breve os caminhões extra-pesados da MAN começarão a ser comercializados no Brasil. Além de introduzir a "nova" marca no mercado latino-americano, a fabricante alemã aproveitou a oportunidade para lançar a renovada linha 2012 da Volksbus, com emissões de poluentes adaptados para as normas da Proconve P7 ­ equivalente a Euro 5. "Essa é a maior sequência de lançamentos da MAN Latin America na história", aclamou o presidente e CEO da empresa, Roberto Cortes.
 
Por enquanto, os produtos da MAN no Brasil são representados por dois motores com três faixas de potências diferentes. Ambos fabricados e montados em parceria com a MWM, em sua fábrica em São Paulo e já são utilizados na Europa. Equipado com dois turbos e injeção Common Rail, o MAN D08 de quatro cilindros chega nas potências de 186 cv e 225 cv a 2.400 rpm e torque de 71,3 kgfm e 86,6 kgfm, entre 1.100 e 1.600 rotações. Ele será usado nos chassis VW 15.190 e VW 17.230. Já a opção de seis cilindros será usada apenas no VW 17.280, que conta com motor traseiro e opção de piso baixo. Esse propulsor desenvolve 271 cv a 2.300 rpm e 107 kgfm entre 1.100 e 1.600 rpm.
 
Para ficar de acordo com as normas de emissão Proconve P7, que entram em vigor em janeiro de 2012, os motores MAN usam a tecnologia EGR ­ Recirculação de Gases de Exaustão, na sigla em inglês. Ela consiste em um sistema que reutiliza até 30% dos gases do escapamento, que retornam à câmara de combustão. Esse processo diminui significativamente a quantidade de óxido de nitrogênio (NOx) lançado na atmosfera. A MAN declara que essa tecnologia reduz o consumo de diesel em cerca de 5% em relação à fase Euro 3, atual nível de emissão de gases de veículos pesados no Brasil.
 
Além dos modelos equipados com os novos motores, a linha Volksbus 2012 conta com aprimoramentos na gama atual de propulsores. Fabricada pela Cummins, o esquema é o mesmo dos MAN: dois blocos de quatro, com duas faixas de potência, e seis cilindros. O ISF é o menor. Ele gera 150 cv e 160 cv a 2.600 giros e 45,8 kgfm e 61,1 kgfm de torque entre 1.300 e 1.700 rotações. Ele é utilizado nos chassis dos mini e microônibus VW5.150, VW 8.160, VW 9.160 e VW 9.160 Plus. Já o de seis cilindros, chamado de ISL, terá uso mais restrito. Com 330 cv de potência e 132,5 kgfm de torque entre 1 mil e 1.500 giros, ele será usado no rodoviário VW 18.330 e no novo VW 26.330. Este último é um modelo articulado, já mostrado como protótipo na Fetransrio de 2010. As primeiras entregas do modelo começam no primeiro trimestre de 2012.
 
Diferentemente dos propulsores MAN feitos pela MWM, os modelos Cummins usam o sistema SCR - ­ Redução Catalítica Seletiva ­ - para diminuir a quantidade de materiais nocivos a natureza jogados na atmosfera. Isso significa que esses chassis contarão com um reservatório extra que armazenará o aditivo ARLA 32, à base de ureia. Ele é injetado após os gases passarem pelo catalisador no sistema de escape do ônibus. Através de reações químicas, o aditivo diminui a quantidade de óxido de nitrogênio e de outras partículas nocivas.
 
"É uma linha completa de novos ônibus e, brevemente, de novos caminhões também. Para isso, o investimento total foi de R$ 300 milhões", contabiliza o presidente Roberto Cortes. Com os Volksbus 2012, a MAN Latin America pretende aumentar a sua participação no mercado de ônibus em cerca de 10% ­ atualmente conta com 33,3% do segmento. 
 Fonte: MotorDream

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