Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 9 de julho de 2011

MAN vai testar novo biodiesel no Brasil

06/07/2011


LS9 fornecerá combustível feito de cana e outras fontes 



Eduardo Magossi, Agência Estado

A MAN Latin America fechou parceria com a empresa norte-americana de biotecnologia LS9 para testar o UltraClean Diesel, um tipo de biodiesel produzido a partir da fermentação de açúcares contidos na biomassa. Segundo o presidente da MAN, Roberto Cortes, o combustível será testado primeiro em bancada, dentro da fábrica de Resende (RJ), durante o segundo semestre de 2011 e, a partir de 2012, serão feitos testes de campo, com o abastecimento de cinco caminhões e ônibus Volkswagen que vão circular na cidade de São Paulo durante 12 meses.

O período de testes contará também com investimentos da MAN em pesquisa e desenvolvimento para adequação do novo biocombustível aos veículos da montadora. O biocombustível para as experimentações será cedido pela LS9. Segundo Cortes, as avaliações serão feitas em etapas, com adição de 5%, 10% e 50% do biocombustível ao diesel mineral, e depois com 100% de biodiesel. "Vamos ver em que quantidade de mistura os motores funcionam de forma mais eficiente", disse ele. O executivo também ressaltou o menor custo obtido na produção do UltraClean, o que o torna competitivo no mercado.

O sucesso dos testes também será decisivo para a consolidação da presença da LS9 no Brasil. A empresa já criou uma subsidiária brasileira e procura parcerias, principalmente com usinas, para a produção de especiarias químicas a partir de derivados da cana-de-açúcar, como bagaço e caldo. Outras matérias-primas que podem ser utilizadas na produção são milho, sorgo sacarino e resíduos vegetais diversos.

Em passagem pelo Brasil no mês passado, o presidente da LS9, Ed Dineen, disse à Agência Estado que a empresa detém tecnologia para produção de biodiesel a partir do caldo de cana a preços bastante competitivos, por isso os esforços iniciais serão focados nessa fonte. Dineen afirmou também que até o fim do ano deverá ser anunciada a primeira parceria envolvendo a produção da LS9. "A cooperação com a MAN Latin America reforça nosso compromisso de produzir biocombustíveis com boa relação custo-benefício e alta qualidade, além de amplamente sustentáveis e renováveis para oferta a clientes globais", disse ele. 



Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/10936/MAN%20vai%20testar%20novo%20biodiesel%20no%20Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário