Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 23 de julho de 2011

Ônibus do futuro vai aproximar mais os passageiros


22/07/2011


Eduardo MoreiraPara o TechTudo


O City Transport Vehicle foi projetado pela designer Jan Maca, com o objetivo de valorizar ainda mais o transporte público das grande cidades, que é muito útil, mas conta com o problema da falta de privacidade. E isso inclui o motorista, que na grande maioria dos casos, é um completo desconhecido.
Ônibus conceito para o futuro (Foto: Divulgação)Ônibus conceito para o futuro (Foto: Divulgação)
O conceito é apto para circular nas cidades, transportando os motoristas com todo o conforto e tecnologia possível. Para começar, o veículo é elétrico, o que ajuda a reduzir o nível de poluição despejado na atmosfera e, consequentemente, proteger o meio ambiente. Além disso, os suportes de abertura das portas, e a parte superior do veículo são envoltos com células solares, que adicionam uma forma alternativa de se obter energia para fazer o carro funcionar.
Mas o ápice de toda a tecnologia empregada no City Transport Vehicle é que ele não precisa de um motorista para fazer o trajeto para o seu trabalho ou sua casa. Todo o sistema de direção será automatizado, utilizando um eficiente sistema de navegação por GPS, mapas detalhados da região, sistema de previsão do tráfego e comunicação online.
Ônibus conceito para o futuro (Foto: Divulgação)Ônibus conceito para o futuro (Foto: Divulgação)
Um piloto automático vai manobrar o carro, que vai trabalhar de acordo com as especificações fornecidas pelo passageiro. Os acidentes serão evitados através da análise das condições da estrada, utilizando todos os recursos eletrônicos e de GPS, e com o auxílio de uma câmera infravermelha. Os pagamentos poderão ser feitos através de cartões pré-pagos, contas bancárias convencionais e contas online. Depois, o veículo será conduzido para um novo cliente, ou para o posto de serviço, para uma recarga.


Além disso, o usuário também vai contar com itens que oferecem um conforto extra durante o trajeto, como TV, som e conectividade à internet. E estamos falando de um veículo que conta com apenas três rodas, e não mais que três passageiros. Quando o usuário solicitar o transporte (via internet, telefone ou pontos de informação na cidade), o passageiro terá que especificar o tempo de viagem, o destino e a rota preferida. A estação de controle processa o pedido, e o veículo é enviado ao destino 
Via Gajitz

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário