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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

São Paulo - Capital ganha mais 7,9 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

11/11/2013 14h00


Avenidas Jaguaré e Queiroz Filho ganharam 3,6 km de faixas. Além disso, faixa da avenida Corifeu de Azevedo Marques foi ampliada, assim como o horário de funcionamento da avenida Mateo Bei. Prefeitura implementou 256 km de vias exclusivas neste ano
A cidade de São Paulo ganhou nesta segunda-feira (11) mais 7,9 km de faixas exclusivas. Fazem parte desta ampliação 3,6 km nas avenidas Jaguaré e Queiroz Filho e outros 4,3 km que foram adicionados na avenida Corifeu de Azevedo Marques, ambas as vias na Zona Oeste. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chega a 256,6 km. Além dessas ampliações, a faixa da avenida Mateo Bei, Zona Leste, ganhou período de funcionamento estendido.
Essas intervenções fazem parte da na “Operação Dá Licença para o Ônibus”, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Até o fim deste ano, a Prefeitura irá implantar 300 km de faixas exclusivas nas vias da capital.
Avenidas Jaguaré e Queiroz Filho, Zona Oeste
Os ônibus tem exclusividade ao longo de 3,6 km, em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h, nos seguintes trechos:

• Na Av. Jaguaré, entre a Praça César Washington Alves de Proença e a Ponte do Jaguaré;
• Na Av. Queiroz Filho, entre a Ponte do Jaguaré e a Av. Padre Pereira de Andrade.

Avenida Corifeu de Azevedo Marques, Zona Oeste
O novo trecho tem 4,3 km de extensão e o transporte coletivo tem exclusividade à direita em ambos os sentidos da avenida, entre a Rua Martin Luther King e a Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Além desse complemento, a partir desta segunda, a faixa exclusiva já existente na Av. Corifeu de Azevedo Marques (entre a Praça Elis Regina e a Av. Vital Brasil), e na Av. Vital Brasil no sentido Bairro (entre a Praça Jorge de Lima e a Av. Corifeu de Azevedo Marques), passa a operar também de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Antes, essas faixas que já existem estão regulamentadas apenas durante os horários de picos (das 6h às 9h e das 17h às 20h), de segunda a sexta-feira.
Com os ônibus circulando com prioridade à direita da avenida, o tráfego geral terá uma ou duas faixas de rolamento remanescentes à disposição. Para tanto, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da via, com proibição no horário de operação da faixa.
Avenida Mateo Bei
O transporte público tem a prioridade à direita vigente em ambos os sentidos da avenida, em praticamente toda a sua extensão, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h – Antes dessa modificação, a exclusividade valia das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h em direção ao Bairro, de segunda a sexta-feira. Além disso, será necessário ajustar a regulamentação de estacionamento, com a proibição de estacionamento na avenida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, bem como aos sábados, das 6h às 16h. As operações de carga e descarga devem ser realizadas somente nas baias existentes e nas vias transversais, em áreas de Zona Azul.

Para compensar a redução das vagas de Zona Azul na avenida Mateo Bei, 415 vagas de Zona Azul (estacionamento rotativo pago na via pública) foram criadas nas vias transversais, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h. Confira os endereços
Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários. 
Fonte: Prefeitura de São Paulo




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