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terça-feira, 19 de novembro de 2013

São Paulo - Cidade ganha mais 7,4 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público

14/11/2013 17h43


Faixas foram implementadas em diversas regiões da cidade. 'Operação Dá Licença para o Ônibus' já instalou mais de 264 quilômetros desde o início do ano
* Atualizada às 10h45
Cinco novas faixas exclusivas para ônibus entraram em operação nesta segunda-feira (18), somando mais 7,4 quilômetros de extensão. Com as novas faixas, que estão espalhadas por várias regiões da cidade, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, criada para aumentar a velocidade dos coletivos e a qualidade do transporte público, já atingiu a marca 264 quilômetros de vias implantadas desde o início deste ano na cidade.
Em outubro, a Prefeitura de São Paulo superou a meta prevista para dezembro. O Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 quilômetros de vias exclusivas para o transporte público até 2016. Em junho, no entanto, o prefeito Fernando Haddad ampliou a meta para 220 quilômetros até dezembro. A nova meta, anunciada em outubro, prevê a implantação de 300 km de faixas exclusivas nas vias da capital até o fim do ano.
Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implementação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento que antes era realizado em uma hora, agora é feito em 33 minutos.
Aprovação
A implementação de faixas exclusivas foi aprovada pela população. De acordo com uma pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo e lançada em setembro, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chegou a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.

Avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann, na Zona Oeste
Mais 3,9 km de faixas exclusivas para ônibus foram implementados no eixo formado pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann. Os coletivos terão prioridade à direita, em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, nos seguintes trechos de vias:

  • Na Av. Antártica, logo após a Rua Barão de Tefé até a Praça Marrey Junior;
  • Na Av. Sumaré, em toda a sua extensão;
  • Na Av. Paulo VI, em toda a sua extensão;
  • Na Av. Henrique Schaumann, no trecho entre a Av. Paulo VI e a Rua Cardeal Arcoverde.
A motofaixa existente à esquerda na Av. Sumaré foi desativada. Em contrapartida, foram implantados bolsões do Projeto Frente Segura, da CET, junto aos principais cruzamentos da Av. Sumaré, Av. Paulo VI e Av. Antártica.
Adotada em setembro de 2006 em caráter piloto, a faixa exclusiva para motocicletas no eixo das avenidas Sumaré/Paulo VI se localizava, até este ano, à esquerda dessas vias, junto ao canteiro central, em praticamente toda a sua extensão, perfazendo 3 km por sentido, desde a Praça Marrey Junior até a Rua Lisboa.
Com a inauguração da faixa exclusiva, todo o espaço viário do eixo tem sido readequado. O novo projeto irá permitir um compartilhamento mais harmônico desse espaço para aumentar a segurança de todos, principalmente motociclistas e pedestres, os agentes mais vulneráveis no trânsito. Em breve, também será implementada a padronização de velocidade na via.
Os dados estatísticos apontam que a implantação deste projeto (motofaixa) não representou num aumento da segurança dos motociclistas. Ao contrário disso. A CET concluiu um levantamento recente sobre acidentes e mortes envolvendo motociclistas nas avenidas Sumaré e Paulo VI: os números retratam um aumento de 152% na quantidade de acidentes com vítima compreendendo motocicletas. Embora em 2012 nenhum motociclista tenha morrido nas avenidas Sumaré e Paulo VI, no ano passado eles se envolveram em 58 acidentes de trânsito com vítima contra 23 ocorrências registradas em 2006, ano de estreia da motofaixa.
Em 2007, após um ano de funcionamento da motofaixa, 50 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas vitimaram fatalmente quatro motociclistas nas avenidas Sumaré e Paulo VI.
O Projeto Frente Segura é uma iniciativa da área de Segurança Viária da CET, surgiu em abril deste ano e consiste na criação de áreas exclusivas de espera semafórica para motocicletas e bicicletas, por meio de bolsões implantados entre a faixa de pedestres e os automóveis parados na retenção do vermelho do semáforo veicular. Ao todo, estão previstos 26 bolsões nas avenidas descritas acima, sendo 13 para cada sentido (Bairro e Centro).
Além dessas novidades, a rota de bicicletas existente na região sofrerá alteração de percurso no trecho da Av. Sumaré: os ciclistas oriundos da Rua Turiaçu, para atingirem as ruas Aimberê e Ministro Ferreira Alves, serão orientados a prosseguirem pela Rua Turiaçu até a Rua dos Caraíbas, acessando assim a Rua Ministro Ferreira Alves.
Avenida Radial Leste e Rua Melo Freire, na Zona Leste
Mais 300 metros de faixa exclusiva à direita foram implementados na Radial Leste, no sentido Bairro. Os coletivos passarão a ter prioridade também na Rua Melo Freire, em novo trecho, entre as ruas Monte Serrat e Francisco Marengo. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 23 horas.

Antes desse prolongamento, a faixa exclusiva em direção ao Bairro, com início na Av. Alcântara Machado junto à Rua da Figueira, se estendia até a Rua Melo Freire nas proximidades com a Rua Vilela e reiniciava logo após a Rua Francisco Marengo.
Rua dos Bandeirantesno Centro
200 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus foram implementados na Rua dos Bandeirantes, em sentido único, no trecho entre a Rua Afonso Pena e a Av. Santos Dumont. A nova faixa, localizada no Centro da cidade, vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 22 horas, bem como aos sábados, das 6 horas às 14 horas.

Carandiru, na Zona Norte
Mais 1,8 km de faixas exclusivas para o transporte público foi implementado na região do Carandiru, na Zona Norte da cidade. Os coletivos terão prioridade à direita na Avenida Zaki Narchi, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas, em ambos os sentidos.

Em direção ao Centro, a faixa foi implantada entre a Avenida Moysés Roysen e a Av. Cruzeiro do Sul. Já rumo ao Bairro, a faixa foi implantada entre a Avenida Moysés Roysen e a Praça Orlando Silva. Esta nova faixa será interligada às faixas implantadas recentemente na Av. Luiz Dumont Villares e na Av. General Ataliba Leonel.
Av. Senador Auro Soares de Moura Andrade e Rua Mário de Andrade, na Zona Oeste
A Avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade e a Rua Mário de Andrade, na Barra Funda, Zona Oeste da cidade, ganharam 1,2 km de faixa exclusiva à direita. A exclusividade para o transporte coletivo valerá em ambos os sentidos das vias, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas, nos seguintes trechos:

  • Na Av. Sen. Auro Soares de Moura Andrade, entre a Rua Pedro Machado e a Avenida Pacaembu;
  • Na Rua Mário de Andrade, entre as avenidas Pacaembu e General Olímpio da Silveira.
Avenida Sargento Geraldo Santana, na Zona Sul
Os automóveis têm agora uma faixa de rolamento liberada para circulação na Avenida Sargento Geraldo Santana, na Zona Sul da cidade, no sentido Interlagos - no trecho de 120 metros entre a Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino e a Av. Interlagos.

A faixa exclusiva para ônibus em questão foi implantada à direita em 26 de agosto passado, perfazendo 120 metros de comprimento. No sentido para a Av. Interlagos, os coletivos tinham a exclusividade por período integral no trecho entre a Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino e a Av. Interlagos.
Os ajustes válidos a partir de 18 de novembro têm por objetivo melhorar o acesso de ônibus e demais veículos à Av. Yervant Kissajikian para chegar à região de Cidade Ademar.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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