Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

São Bernardo do Campo - Centro de Reflexão de Trânsito recebe miniônibus para atividades de educação

Publicação:12/11/2013

Centro de Reflexão de Trânsito recebe miniônibus para atividades de educação
Foto: Raquel Toth

Alexandre Postigo
da redação




Muita diversão marcou a volta do miniônibus ao Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) nesta terça-feira (12), quando cerca de 20 crianças da Emeb Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, do Bairro Ferrazópolis, puderam conhecer em primeira mão a nova versão do veículo. O equipamento, que simula as condições de um ônibus regular e é usado em atividades de educação para o trânsito, foi totalmente reformado.

Além de outra estrutura, mais resistente, o veículo ganhou novo volante, engrenagem, lanterna, buzina, um novo painel, espelhos retrovisores e porta sanfonada, como as dos ônibus regulares (antes não havia porta). Para ficar ainda mais realista, ele conta agora até com placa.

Como explica a encarregada do serviço de educação para o trânsito, com as alterações, realizadas pela SBCTrans, a empresa de transporte público da cidade, o veículo ficou muito mais realista, o que facilita a formação não apenas de motoristas e pedestres, mas também de passageiros. "Agora ele está muito mais próximo de um ônibus, a única coisa que falta é o motor. Como na cidade o transporte coletivo é prioridade, é bom que desde criança eles aprendam como se comportar em um coletivo".

Além de conhecer o miniônibus, uma peça de teatro foi encenada às crianças onde foi enfatizado, de maneira lúdica, diversas dessas regras para a boa convivência dentro de um coletivo, como conceder o lugar para idosos e gestantes, não ouvir som alto nos ônibus e não incomodar outros passageiros.

As crianças também puderam percorrer, de bicicleta, o circuito do CRT, que simula as ruas e vias da cidade, com seus sinais e regras próprias. 

Com um grande sorriso no rosto, Rafael Napolitano, 7 anos, falou sobre o passeio. "Gostei muito do novo ônibus, me diverti bastante. Aprendi as leis de trânsito, que se pode atravessar apenas na faixa", disse.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário