Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Aracaju - Prefeitura de Aracaju continua investindo em mobilidade urbana

21/11/2013 - 17h45

clique para fazer download

clique para fazer download
Fotos: Sergio Silva


O vice-prefeito, José Carlos Machado, entregou na manhã de hoje, 21, mais 30 ônibus novos da empresa Atalaia consolidando o compromisso firmado em melhorar a mobilidade urbana da capital sergipana. Nos últimos quatro meses a Prefeitura de Aracaju renovou 40% da frota de ônibus que circula na região, com a inserção de mais 181 ônibus no sistema integrado de transporte público. Os novos veículos serão inclusos nas linhas que estão sem funcionar e outras que funcionam de forma precária, restabelecendo com isso a normalidade do transporte do coletivo.
Para o vice-prefeito representar o prefeito João Alves na entrega dos novos ônibus é uma grande satisfação, já que essa é uma ação que atende de perto as necessidades da população mais carente de Aracaju e que necessariamente dependem de um sistema de transporte mais eficiente.
"Hoje entregamos os 30 últimos ônibus compromissados com a empresa Atalaia, completando com isso 100 ônibus novos e 41 semi-novos, totalizando 141 veículos que estão servindo a população de Aracaju. E esse é apenas o começo. Estamos em processo de conclusão para a licitação de novos abrigos", disse Machado destacando que esse foi um compromisso de campanha que está sendo resgatado.
"Um dos emblemas da campanha foi o BRT que é sinônimo de transporte eficiente com preço justo, e isso é o que buscamos. Tivemos problemas no início e atravessamos muitas dificuldades, com a saída de uma empresa que estava no sistema há mais de 20 anos. Mas, estou convencido que, no menor espaço de tempo possível, Aracaju passará a um transporte coletivo que atenda os anseios da população. Ainda temos muitos problemas com o nosso sistema de transporte, mas estamos evoluindo na busca para que a classe média também passe a utilizar o transporte coletivo, pois só conseguiremos resolver essa questão com a retirada dos carros das ruas. Para isso, é necessário oferecer aos cidadãos um sistema de qualidade e confiável, onde possam ir para os abrigos e esperar 15 minutos para a chegada do ônibus", garantiu o vice-prefeito.
Na busca de soluções para problema do transporte coletivo, José Carlo Machado sugeriu as outras empresas que fazem parte do sistema sigam o exemplo da Atalaia Transporte e invistam ainda mais na aquisição de novos veículos. "Estamos em perfeito entendimento com a Atalaia, que tem compromisso e estrutura, além de estar empolgada com o mercado de Aracaju. As outras empresas deveriam seguir o exemplo da Atalaia. A Viação Modelo, por exemplo, está renovando sua frota e já entregou 40 veículos novos e até abril promete trazer mais 30. A empresa Tropical está com nove ônibus novos, mas isso não é suficiente. É preciso que a Tropical, que é de propriedade de Adierson Monteiro, ouse ao ponto da Atalaia Transportes e que tenhamos no menor tempo possível 60% da frota, que circula na Grande Aracaju, em excelentes condições que possa trazer conforto a população", aconselhou.
O sistema de transporte coletivo de Aracaju é integrado aos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Prestigiando a entrega dos novos ônibus e tendo consciência do esforço do prefeito João Alves Filho na busca de soluções para os problemas ocasionados pelo falta de estrutura, que a atual gestão encontrou no transporte coletivo, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, elogiou a atuação do prefeito de Aracaju para oferecer a população um sistema de transporte com qualidade.
"Tenho que dar os parabéns ao prefeito João Alves por estar se empenhando para oferecer aos cidadãos um transporte coletivo de qualidade. Em menos de um ano de mandato João Alves investiu mais do que os últimos 15 anos de gestão municipal anterior. Além disso, o diálogo estabelecido pelo prefeito João nesse primeiro ano de João foi o melhor dos últimos quatro anos", destacou o Fábio Henrique.
Bastante emocionada com a conclusão da primeira etapa dos investimentos em novos veículos, a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles, falou do compromisso da Prefeitura de Aracaju com a população. "Não foi fácil concluir esse etapa. Quem pode comemorar mesmo é povo de Aracaju e dos municípios que fazem parte do sistema integrado. Nunca foi feita uma renovação das frotas como essa. Só mesmo um político da estrutura de João Alves tem a postura e a coragem para dizer ‘faça o melhor para o povo, independente dos problemas que possam ocasionar'", ressaltou.
Novas Linhas
Os novos ônibus serão inseridos em linhas que estavam sem funcionar. A grande novidade fica pela reativação de três novas linhas chamadas "Corujão". Duas delas atendendo principalmente os trabalhadores que trabalham a noite, atendendo uma demanda que é muito necessária, já que essas pessoas não tinham opções de transporte para se deslocar ao trabalho.
De acordo com o superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), Nelson Felipe, "outra grande preocupação é com as pessoas que fazem consumo de bebida alcoólica e não podem transitar com seus veículos. Por isso, foi criado a linha Corujão bares para que todos possam voltar para suas casas com tranquilidade sem ocasionar transtornos devido a ingestão de bebida",  destacou Nelson Felipe informando que as linhas do Corujão começam a funcionar das 12h e 30m até as quatro da manhã fazendo todo o percurso das praias, do centro da cidade e no município de Nossa Senhora do Socorro.   

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário