Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Curitiba - Bondinho da Leitura comemora aniversário com programação especial

18/11/2013 15:21:00

principal


Nesta terça-feira (19), o Bondinho da Leitura, localizado na rua XV de Novembro, festeja três anos como espaço voltado para literatura. Para comemorar, a Fundação Cultural de Curitiba promove uma programação especial que terá contações de histórias e um varal de poesias.
De acordo com Lilian Soares e Taira Sakr, mediadoras da leitura do Bondinho, a programação tem como objetivo divulgar o espaço como biblioteca. "A maioria das pessoas não sabe que aqui é um local de leitura. Acham que é um lugar de recreação para crianças e turismo", explica Lilian.
Em outubro deste ano, o bondinho também passou por melhorias para os festejos de aniversário. Foi feita a manutenção da área de calha para ampliar o escoamento da água acumulada das chuvas. O ambiente passou por uma limpeza completa e teve a retirada de marcas de pichação, fixação de placas soltas e recomposição de frisos de madeira. O bondinho ainda recebeu melhorias na calefação e pintura da cobertura.
40 anos
Apesar de estar comemorando o aniversário de três anos, o Bondinho permanece no mesmo lugar há 40 anos. É um dos pontos referência da cidade e tradição no turismo. Instalado na Rua XV em outubro de 1973, após a criação do calçadão da Rua das Flores, o equipamento era conhecido como "estacionamento de crianças", já que a proposta era ser local privilegiado para o atendimento de crianças, enquanto os pais ou responsáveis iam às compras ou realizavam outras atividades na área do calçadão
Para Taira, o público que frequenta o local é fiel. "Existem pessoas de todos os tipos: comerciantes, moradores das redondezas, estudantes e idosos". A mediadora estima que 100 pessoas visitam o espaço diariamente. No verão, quando o turismo e o movimento aumentam, o Bondinho chega a receber quase 500 visitantes por dia.
A estudante Lisiane Cristina, de 18 anos, mora no Jardim das Américas e frequenta o bondinho quase todos os dias. "Faço cursinho aqui perto, então sempre dou uma passada por aqui". Lisiane conta que adora os livros e que às vezes acompanhas as rodas de leitura nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. "Quero fazer um curso de mediação mais pra frente", completa.
Empréstimo
O processo de empréstimo é simples: tudo o que é preciso é um documento oficial com foto. O cadastro é rápido e pode ser feito na hora mesmo. Lílian recomenda um comprovante de residência para ajudar na localização dos usuários. É possível emprestar até dois livros por um período de duas semanas. Se for necessário, também existe a possibilidade de renovação.
No entanto, a parte mais legal do espaço é poder trocar ideias e indicações literárias com as mediadoras. Taira diz que adora dar conselhos e indicações. "Quando as pessoas vêm devolver os livros sempre queremos saber as impressões. O intercâmbio de experiências é bem gratificante". Lílian complementa que o Bondinho não é só um lugar para leitores, mas também um ponto de partida para quem quer começar uma aventura pelo universo dos livros.
Bruno Kuhlkamp, de 23 anos, é do Capão Raso e entrou pela primeira vez essa semana no Bondinho da leitura. "Sempre fiquei com vontade de entrar, nunca tinha tempo. Hoje não resisti e vim". Bruno se cadastrou e acabou levando Mãos de Cavalo, de Daniel Galera. O estudante convida todos para visitar o espaço e diz que volta em duas semanas para pegar outros livros.
Programação em comemoração aos 3 anos do Bondinho da Leitura:
Contação de Histórias:
10h - Bruno Sanroman
12h - Bruno Sanroman
14h - Hellen Suzy
16h - Alana Albinati
Varal de poesias, récitas e declamações
Durante todo o dia de aniversário serão recitadas poesias aos leitores que passarem pelo Bondinho e quem quiser poderá deixar sua poesia no varal.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário