Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Praia Grande - Projeto para o PAC 2 define prioridades

Notícia do dia 28/11/2013
Por Ludmila Pilipavicius

MARCELO GUEDES
Praia Grande propôs a extensão do VLT até o Caiçara


O prefeito Alberto Mourão recebeu na manhã desta quinta-feira (28) representantes dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista com o objetivo de finalizar a planilha de projetos que podem vir a ser beneficiados com recursos do PAC Mobilidade Urbana. 

Durante a reunião técnica foram apresentados os projetos relacionados à mobilidade urbana de todos os nove municípios da região, os valores previstos para sua execução e outros detalhes.

Após rever cada um dos projetos, o grupo passou à reavaliação da planilha, buscando uma readequação de valores, conforme as prioridades. A intenção é evitar que projetos de valores muito altos e que não se identifiquem com os critérios do PAC 2 inviabilizem a vinda dos recursos. 

Para o prefeito de Praia Grande, o importante é manter o foco dos trabalhos em investimentos que revertam benefícios em âmbito regional. “Sabemos que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) não chega até Peruíbe, por exemplo, mas temos que pensar em obras complementares que cheguem até os moradores de lá também”. 

Entre os projetos, Praia Grande propôs a extensão do VLT até o Caiçara. A obra teria como complemento, para atender a região até Peruíbe, o chamado BRT, sigla para Bus Rapid Service, ou Serviço Rápido de Ônibus, um corredor exclusivo para veículos biarticulados, com 12 estações de parada ao longo de um trajeto de 80 quilômetros (incluindo alguns desvios necessários pela obra). Neste caso, o transporte coletivo de cada município ficaria responsável por “alimentar” essas paradas.

Os técnicos das prefeituras devem apresentar o projeto finalizado ainda nesta sexta-feira (29) para a Agência Metropolitana da Baixada Santista.

PAC 2– Em outubro deste ano, os prefeitos das nove cidades da região se reuniram em Brasília com o vice-presidente Michel Temer, reivindicando a inclusão da Baixada Santista no Pacto de Mobilidade Urbana, programa do Governo Federal dentro do Plano de Aceleração do Crescimento, que contempla cidades com mais de 700 mil habitantes, destinando R$ 50 bilhões para obras de infraestrutura viária em todo o País.

A verba é entregue à região como um todo, destinada a um único projeto que beneficie a Baixada Santista. Por isso, técnicos das nove cidades vêm se reunindo para discutir e definir o projeto que será apresentado ao Governo Federal, para que a região possa ser contemplada pelo programa.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário