Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura do Rio firma parceria com Governo Federal para melhorias de mobilidade no Santos Dumond


28/11/2013 18:20:00

A Prefeitura do Rio e o Governo Federal firmaram parceria para melhorias operacionais de entrada e saída do terminal, que serão implantadas até o dia 20 de dezembro. A decisão foi tomada durante reunião entre o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e o superintendente regional da Infraero, Wilson Brandt, nesta quinta-feira (28/11), no Aeroporto Santos Dumont. A primeira medida já implementada foi a instalação de organizadores de filas no saguão do aeroporto, em frente a áreas de embarque de táxi (especial e comum).

Segundo o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, a prefeitura tem total interesse na melhoria de serviços do Aeroporto Santos Dumont, que é uma das portas de entrada da nossa cidade:

- Hoje, firmamos essa parceria com a Secretaria de Aviação Civil e a Infraero para encontrar soluções. Temos um terminal tombado pelo patrimônio histórico, em uma área preservada, o que apresenta desafios para mobilidade. As medidas permitirão um maior conforto e comodidade na chegada ao Rio de Janeiro - afirma.

Entre as medidas que serão implantadas está a criação de um serviço especial de ônibus urbano com ar-condicionado, saindo do Santos Dumont e fazendo a integração com a Estação de Metrô da Cinelândia (responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR)).

A Infraero ficou responsável  pela construção de nova plataforma de embarque de táxis comuns para dar mais agilidade no atendimento ao passageiro e pelo ajuste geométrico (construção de agulha) na calçada de separação das duas pistas em frente ao terminal de desembarque, de modo a facilitar a partida dos táxis especiais

A obra de criação de uma rota exclusiva para táxis, que vai passar por um trecho do estacionamento da Infraero, permitindo que o táxi que desembarca um passageiro no terminal novo retorne ao terminal antigo para embarcar novos passageiros, ficou a cargo da Infraero, mas é de responsabilidade da SMTR a regulamentação. A medida vai possibilitar o aumento de oferta de táxi, principalmente no horário de pico.

A SMTR também autorizará o aumento da frota de táxis comuns das cooperativas que atendem o Santos Dumont de 430 para até 600 veículos. A unificação do balcão de atendimento de táxis especiais no saguão do aeroporto e qualificação dos despachantes das cooperativas de táxis  são de responsabilidade da Infraero, cooperativas e SMTR.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário